lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Reunião apresenta aos presidentes e secretários executivos ferramentas para monitoramento dos instrumentos de gestão
Sex, 30 de Junho de 2023 13:30

Na manhã dessa sexta-feira, 30 de junho, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), realizou mais uma reunião com presidentes e secretários executivos dos Conselho Municipais de Saúde (CMS), do Estado e a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS) no Ceará.

Na ocasião a representante da SEMS-CE, Sila Tavares apresentou a plataforma do Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (LIAs), que auxilia os municípios na visualização e acompanhamento dos instrumentos de Gestão e Planejamento que são alimentadas pelo DigiSUS Gestor Módulo Planejamento (DGMP).

Na plataforma LIAs é possível acompanhar o Painel de Monitoramento dos Instrumentos de Planejamento e Gestão em Saúde, que reúne os dados do Sistema DigiSUS. A plataforma LIAs vem se mostrando como uma inovação no campo da gestão em saúde, uma vez que reflete a união de ferramentas de Business Intelligence a potencialidade dos dados do DGMP, oferecendo usabilidade concreta às Seinsfs, quando da elaboração de seus boletins de monitoramento, e aos Estados e Municípios, quando do acompanhamento da elaboração e inserção dos instrumentos de gestão no DGMP.

Segundo Sila a ideia é fazer uma parceria com Cesau/CE para formação de turmas que possam receber treinamento dessas ferramentas. “Temos que buscar parcerias para treinar os conselheiros, gestores e técnicos para alimentar os dados das plataformas, pois percebemos que os municípios estão com dificuldade nessa área”, explica a representante da SEMS.

Para o presidente do Cesau/CE, Júnior Araújo, ter a SEMS mais próximo é uma oportunidade de capacitar ainda mais os conselheiros e em breve deve ser lançado um calendário para os treinamentos. “Vamos organizar as agendas para iniciar os treinamentos e queremos chegar as cinco Regiões de Saúde. Esse treinamento deve levar aos conselheiros mais conhecimento sobre os instrumentos de gestão e seus prazos de entrega para análise nos CMS”, destaca o presidente.

Também estavam presentes na reunião os técnicos e a secretária executiva do Cesau/CE, Goretti Araújo.

Sobre o LIAs

O Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde (LIAs) nasceu da ideia de fomentar o desenvolvimento em pesquisas aplicadas para área da saúde no Brasil visando a inovação tecnológica para auxiliar a tomada de decisão pelos gestores de serviços de saúde. E sua missão é levar a inovação tecnológica à gestão dos serviços de saúde.

Mais informações:
Sila Tavares: 85. 99982.0250
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria de Comunicação do Cesau/CE
Hariádina Salveano
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:@cesauceara
YouTube:Cesau

 

Reunião Virtual

A reunião Virtual com presidentes e secretários executivos apresentou plataformas de monitoramento dos instrumentos de gestão

#FFFFFF

10ª CES

10ª CES foi realizada de 29 a 31 de junho no Centro de Eventos do Ceará

#FFFFFF
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/988858REUNI__O_SEMS_06.23_555.png
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/40480610__CES_MATERIA_FINAL_555.png

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4