lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Conselho Estadual de Saúde do Ceará
Cesau/CE divulga Manual Orientador para a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Seg, 06 de Maio de 2024 19:18

capa manual

 

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) disponibilizou neste mês de maio o Manual Orientador para a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CEGTES). A convocação da 4ª CEGTES marca a recuperação do conceito de trabalho em saúde de relevância pública, tendo em vista que são as trabalhadoras e trabalhadores do SUS os sujeitos políticos que constroem cotidianamente, em conjunto com pessoas usuárias e gestoras comprometidas com o SUS, as ações e serviços de saúde pública. É parte desse exitoso processo de fortalecimento das instâncias de controle social como espaços de discussão em torno das políticas voltadas para a valorização das trabalhadoras e trabalhadores, implementação das ações de promoção da equidade, a expansão do acesso da população às ações e serviços de saúde, tendo em vista a universalidade da atenção e a integralidade do cuidado.É inerente à 4ª CEGTES o aprofundamento do debate e avaliação das políticas do trabalho e da educação na saúde para reformulação de diretrizes e propostas que conformem a política pública de saúde de forma permanente e consolidada, resistente a conjunturas adversas, com devido monitoramento pelos conselhos de saúde. Portanto, é imprescindível fortalecer ações articuladas intersetorialmente, tanto da formação quanto na gestão do trabalho em saúde, com setores da educação e do trabalho, nas três esferas de governo, com a participação ativa das escolas de saúde pública e dos conselhos de saúde.

 
Cesau/CE abre processo de inscrição para Intersetorialidade da Comissão Intersetorial da Pessoa com Deficiência e outras Patologias.
Seg, 08 de Abril de 2024 17:28

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará - CESAU/CE, por meio da 1ª Reunião Ordinária Virtual Conjunta da Comissão Intersetorial da Pessoa com Deficiência e Patologias (CIPDP) e Comissão da Diversidade dos Sujeitos do SUS (CDSUS), realizada no último dia 1º de março, decidiu pela abertura do processo de inscrição para as vagas de intersetorialidade da Comissão Intersetorial da Pessoa com Deficiência e outras Patologias. As inscrições estarão abertas no período de 8 a 25 de abril de 2024 através do link forms.gle/jAyWVq25M2NJzCiq8.

O Cesau reforça que os movimentos sociais e entidades que não contenham toda a documentação necessária devem encaminhar as que possuem, juntamente com as demais que considerem relevantes para análise. 

 
postar
 

Calendário

Maio 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1