lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Encontro Estadual das RAPS discute fluxos e desafios da regionalização está com inscrições abertas
Ter, 18 de Julho de 2023 15:15

Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para Encontro Estadual da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com tema “Saúde Mental no Ceará: Fluxos e Desafios a partir da Regionalização”. O evento que acontece nos dias 26 e 27 de julho, no Hotel Praia Centro, situado na Av. Monsenhor Tabosa, 740, no bairro Praia de Iracema – Fortaleza-CE, e é uma realização do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), por meio sua Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Segundo a Coordenadora da CISM-Cesau/CE, Leila Ágape, o encontro foi pensando para discutir como está situação da Rede Atenção Psicossocial do Estado como um todo e não penas na Capital. “Queremos saber o panorama da atual situação da Saúde Mental no Estado do Ceará, não somente em Fortaleza. Queremos saber o que temos, o que estamos necessitando, quais os fluxos e onde se pode melhorar”, destaca a coordenadora.

Podem se inscrever para o Encontro Estadual da RAPS, os profissionais da área, setores da Secretária de Saúde, movimentos sociais, conselheiros municipais e estaduais de Saúde.


O que é a Rede de Atenção Psicossocial

A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.

Saiba mais sobre a Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM-Cesau/CE)

A CISM foi reestruturada em agosto de 2016 e desde então vem trabalhado para promover discussões de temas, propostas e estratégias para subsidiar a formulação, o acompanhamento e avaliação para o Controle Social das Políticas na área de Saúde Mental, além de contribuir com a deliberação, acompanhamento, monitoramento e o controle da aplicação dos recursos financeiros, humanos e materiais destinados às ações e serviços na área da Saúde Mental.

SERVIÇO
Encontro Estadual da RAPS - “Saúde Mental no Ceará: Fluxos e Desafios a partir da Regionalização”
Dia: 26 e 27 de julho de 2023
Horário: 9h às 16h
Local: Hotel Praia Centro
Av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema – Fortaleza-CE

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 24.07 – VAGAS LIMITAS

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Assessoria de Comunicação do Cesau/CE
Hariádina Salveano
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:@cesauceara
YouTube:Cesau

 

Reunião Virtual

A reunião Virtual com presidentes e secretários executivos apresentou plataformas de monitoramento dos instrumentos de gestão

#FFFFFF

10ª CES

10ª CES foi realizada de 29 a 31 de junho no Centro de Eventos do Ceará

#FFFFFF
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/988858REUNI__O_SEMS_06.23_555.png
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/40480610__CES_MATERIA_FINAL_555.png

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4