lai

Carta aberta ao Governador Camilo Santana
Sáb, 28 de Março de 2020 21:32

A vida é o bem maior

A pandemia da COVID-19 vem causando sofrimento e mortes trágicas em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde - OMS e pesquisadores, epidemiologistas e infectologistas são unânimes em afirmar que as medidas de distanciamento social são fundamentais para reduzir o número de pessoas infectadas e salvar vidas. A medida é necessária para acarretar o achatamento da curva da disseminação da pandemia e deve ser mantida pelo menos até que haja uma redução da incidência.

O Governador Camilo Santana, através do Decreto 33.519 de 19 de março de 2020, decidiu, acertadamente, fechar escolas, serviços, indústria e comércio não essenciais.

Agora, estimulados pela postura do Presidente Bolsonaro, que faz uma campanha sistemática contra as medidas de distanciamento social, sem nenhum respaldo científico e que põe em risco a vida de milhões de brasileiros e brasileiras, alguns setores da indústria, do comércio e do capital financeiro do Ceará estão pressionando o Governo a revogar ou flexibilizar o mencionado Decreto 33.519/2020, sustando o atual distanciamento social.

Nós, das entidades científicas, da saúde, da sociedade civil e da academia decidimos encaminhar este veemente apelo ao Sr. Governador Camilo Santana:

"Sr. Governador, o mais importante é salvar vidas, como V. Exa. vem sempre acertadamente afirmando. Não ceda às pressões que colocam o lucro e a economia acima da vida, nosso bem maior. Não podemos cometer o mesmo erro de mandatários de outras cidades e países. Ainda não está em tempo de sustar o distanciamento social. No próximo mês de abril, a epidemia tomará proporções significativas, ceifando milhares de vidas de irmãos cearenses, se V. Exa. revogar o Decreto 33.519/2020 prematuramente.

Calma, prudência e lucidez, Sr. Governador Camilo Santana, é o que espera a população, que tem depositado tanta confiança em suas decisões e escolhas."

Fortaleza, 28 de março de 2020.

- Conselho Estadual de Saúde do Ceará - Cesau - Colegiado
- Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia - ABMMD - Ceará
- Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares/Ceará
- Movimento Médicos Pela Democracia do Ceará
- Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD, Núcleo do Ceará
- Raimundo José de Arruda Bastos - Ex-Secretario de Saúde do Ceará
- João Ananias Vasconcelos - Ex- Secretário de Saúde do Ceará
– Henrique Jorge Javi de Sousa– Ex-Secretário de Saúde do Ceará
- Manoel Dias da Fonseca Neto - Ex-Secretario de Saúde de Fortaleza
- Roberto da Justa Pires Neto, médico infectologista e chefe do Departamento de Saúde Comunitária da UFC.
- Mariana Mota Moura Fé - medica infectologista do HSJ e do HDGM - Messejana
- Asevedo Quirino de Sousa - Presidente do Conselho Estadual de Saúde
- Alexandre José Mont'Alverne Silva - Ex-Secretário de Saúde de Fortaleza
- Josete Malheiro Tavares - Ex-presidente do COSEMS/CE