lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

10ª CES homenageia dez personalidades com a Comenda Chico Passeata
Qui, 25 de Maio de 2023 10:30

O Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), em sua 501ª Reunião Ordinária elegeu dez personalidades que serão homenageadas com a Comenda Chico Passeata, durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde (10ª CES).

O título honorífico que foi instituído em 2011 é concedido às personalidades com trabalho e compromisso focadas na interferência positiva dos determinantes sociais, promovendo melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense.

A comenda é uma homenagem in memoriam a Francisco das Chagas Dias Monteiro – Chico Passeata. Além de médico, defensor do Sistema Único de Saúde, foi um poeta inspirado nas causas e transformações sociais. “Há um caminho novo em cada beco sem saída” foi um de seus trechos poéticos mais populares.

Saiba quem são dos homenageados:

amanda frota site

Amanda Cavalcante Frota

Artista do Cuidado, Enfermeira Sanitarista, Indigenista, Brincante, Usuária do SUS, Educadora, Pesquisadora. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2008); Doutoranda em Saúde Pública (UFC- 2020-2024). 22 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Atuação na assistência de Enfermagem, gestão em saúde e docência, nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Primária, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Educação Permanente em Saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde Indígena Yanomami.

 

asevedo quirino site
Asevedo Quirino de Sousa

Funcionário Publico Federal, da extinta SUCAM, hoje Ministério da Saúde, Epidemiologia (UFC), Entomologista (FIOCRUZ); Ex coordenador do Departamento de Saúde da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federai - CONDSEF ex-Spervisor do Núcleo de Controle de Vetores, NUVET/SESA/CE, Ex presidente do Cesau/CE. Atualmente é Coordenador Administrativo Financeiro da Delegacia Sindical do Cariri, do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Publico Federal SINTSEF/CE.

camilo santana site

Camilo Sobreira de Santana

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(UFC), tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará(2000). Foi deputador, secretário de Estado, Governador do Ceará de 2015 a 2022, foi eleito Senador da República em 2022 e atualmente é o Ministro da Educação do Brasil.

 washington menezes site

João Washington de Meneses

Servidor público estadual com vínculo na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) desde 30 de setembro de 1980, na qual ingressou no cargo de Agente Administrativo e passou ao cargo de Administrador, em 1985. Graduação - Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará em 1983. Qualificação e formação: Saúde pública; Planejamento em Saúde; Gestão Finaneira e orçamento público; Gestão de Pessoas e liderança. Iniciou atividades profissionais na Divisão de Finanças da Sesa em 1980/1981. Foi Diretor administrativo na 1ª Diretoria Regional de Saúde (1ª Dires) de 1982 à 1994. Assessor de Planejamento da Sesa de 1994 à 2019. Atualmente Orientador da Célula de Planejamento Institucional, integrante da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Sepgi) da Sesa desde 2020.

 

maria da penha site
Maria da Penha Maia Fernandes

É farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem mestrado em Parasitologia em Análises Clínicas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. É Autora do livro Sobrevivi... posso contar (1994). Em 7 de agosto de 2006, o então Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva sancionou s Lei N. 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. O caso Maria da Penha é representativo da violência doméstica à qual milhares de mulheres são submetidas em todo o Brasil. Também é fundadora do Instituto Maria da Penha (2009).

maria rosngela rodrigues 555

Maria Rosângela Rodrigues da Silva (In memoriam)

Nasceu em 26 de setembro de 1973 em Sobral, trabalhadora da Saúde desde a implementação do programa como Agente Comunitária de Saúde por 29 anos na mesma comunidade. Dodô como era carinhosamente chamada, criou laços com a comunidade, criou seus filhos e foi uma verdadeira cuidadora de uma comunidade carente e de alta vulnerabilidade. Dodô também fez parte da primeira turma a se formar no curso superior do sequencial de Agente Comunitário de Saúde do Estado. Trabalhou arduamente na linha de frente da Covid-19 trabalhando até seu último plantão no sábado dia 18 de abril de 2020, quando foi do Centro de Saúde da Família para o Hospital Regional do Norte onde ficou mais de mês internada até que veio a falecer no dia 24 de maio de 2020 aos 46 anos deixando saudade e um legado de amor e cuidado.
“O Agente comunitário de saúde é um ser social livre, que não precisa ser pressionado, que trabalha com sua própria consciência.”

 

zelma madeira site
Maria Zelma de Araújo Madeira

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí, tem Mestrado e Doutorado em Sociologia, ambos pela Universidade Federal do Ceará. É Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Afro brasilidade, gênero e família (NUAFRO/UECE), atualmente é Secretária da Igualdade Racial do Estado Ceará.

paj barbosa 555

Raimundo Carlos da Silva - Pajé Barbosa (In memoriam)

Raimundo Carlos da Silva, conhecido como Pajé Barbosa, nasceu em 17 de janeiro de 1967 e desde criança esteve ligado a uma rede de amigos e parentes, aprendendo sobre a história dos seus antepassados. Estes encontros eram, muitas vezes, realizados ao som de um instrumento típico da época e daqueles habitantes, o berimbau de colher. O sogro de Barbosa era mestre desse instrumento, já seu bisavô era mestre de rabeca, sendo instrumentos centrais do que antigamente era conhecido pelos indígenas como “forró de berimbau”, específico da região da serra da Monguba e do Pitaguary. Como Pajé, teve grande importância devido sua contribuição no campo da saúde mental, através do uso e manipulação da Jurema, que auxiliava nos processos de cura e alívio do sofrimento. Além disso, ele também se destacava por sua atuação política, ajudando os que ainda não tinham conhecimento sobre os acordos e compromissos firmados com órgãos federais sobre as questões indígenas, e sendo um dos principais mediadores políticos do seu povo. Pajé Barbosa, era líder espiritual do Povo Pitaguary, fez a sua passagem para o mundo dos encantados no dia 8 de dezembro de 2022.

weibe tapeba 555

Ricardo Weibe Nascimento Costa - Weibe Tapeba

É advogado, liderança indígena do Ceará, e foi eleito vereador para o segundo mandato pelo município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Weibe coordenou a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e compõe o departamento jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (Apoinme). Atualmente é secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

rogena brasil 555

Rogena Weaver Noronha Brasil

Enfermeira graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1976). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1997). Foi Assessora Técnica do Conselho Estadual da Saúde do Ceará (Cesau/CE) de 1989 à 2023. Professora Visitante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente ocupa uma cadeira na Academia Cearense de Enfermagem e é membro da Associação Brasileira de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, controle social, conselhos municipais de saúde, enfermagem e gestão hospitalar.

 

Assessoria de Comunicação do Cesau/CE
Hariádina Salveano
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:@cesauceara
YouTube:Cesau

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4