Diversidade dos Sujeitos do SUS é tema de live no dia 27 de outubro

20 de outubro de 2020 - 13:36

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) por meio de sua Comissão da Diversidade dos Sujeitos do SUS (CDSUS), realiza uma live, no dia 27 de outubro, às 14 horas, com o tema: Diversidade dos Sujeitos do SUS na Regionalização da Saúde.

Segundo a coordenadora da CDSUS, Davyane Farias, o objetivo da live é falar sobre a população vulnerável nesse período de isolamento social, além de abordar sobre a Regionalização da Saúde. “A gente viu que precisava fazer essa live, tendo em vista a necessidade de falar sobre os mais vulneráveis nesse período de isolamento, onde os números da violência teve um aumento. Também, precisamos falar sobre a Regionalização da Saúde na perspectiva da diversidade dos sujeitos, já que vamos fazer uma Conferência Estadual com esse tema.”, justifica a coordenadora.

Para o palestrante e conselheiro estadual, Júnior Araújo, a live pretende pontuar, ainda, os temas pertinentes as fragilidades das políticas dos sujeitos do SUS. “Estamos vivendo um momento difícil de desmonte dos órgãos fiscalizadores com participação popular, retrocessos e retirada de diretos dos Sujeitos do SUS. Tivemos um aumento da violência contra mulher nesse período de isolamento e um aumento nas mortes do povo preto, pobre e periférico. Precisamos falar sobre isso.”, explica Júnior.

A live faz parte do Projeto Dialoga Cesau, que deve acontecer de forma periódica e trará lives com temáticas da saúde e controle social. A transmissão será pelo Youtube do Cesau.

Sobre os palestrantes

Davyane Farias

É conselheira estadual de saúde, no segmento Usuário, representando a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza, é coordenadora da Comissão da Diversidade dos Sujeitos do SUS do Conselho, agente de Cidadania da cidade de Fortaleza e tesoureira da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza.

Júnior Araújo

É conselheiro estadual de saúde, do segmento Profissional de Saúde, representando a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), é conselheiro Municipal de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Cidade de Fortaleza, conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Icó (CMDCA) e Secretário da Saúde do Trabalhador da Fetamce.

Assessoria de Comunicação da Cesau
Hariádina Salveano
Contato:cesau@saude.ce.gov.br/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:@cesauceara
YouTube:Cesau