Nota de apoio à prorrogação do período de isolamento social
6 de maio de 2020 - 14:59
O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) vem, por meio dessa nota, manifestar apoio à prorrogação do período de isolamento social com regras mais rígidas, que foi definido ontem, 5 de maio de 2020, pelo Governador do Estado, Camilo Santana e pelo Secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), essas medidas são as mais eficazes no combate à propagação do novo coronavírus e pode evitar mais mortes, tendo em vista o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS).
Até essa terça-feira, 5 de maio de 2020, o Ceará já registrou 11.470 casos e 795 óbitos em decorrência do novo coronavírus e há casos confirmados em 152 dos 184 municípios cearenses, uma taxa de 82,6%.
O Decreto Estadual nº 33.544, de 19 de abril de 2020, segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias. O governo estadual tem adotado essas medidas para o achatamento da curva epidemiológica, além de medidas sociais, que preservam prioritariamente as vidas.
Nesse sentido, o Cesau se posiciona contra os atos ocorridos durante esse domingo, 03 de maio de 2020, que mais vez promoveu aglomeração, pedia o fim do isolamento social e faziam defesa ao Ato Institucional Número 5 (AI-5), instrumento da Ditadura Militar (1964-1985) que cerceou liberdades, inclusive de manifestação.
Ainda durante as manifestações, ocorreram agressões físicas e verbais aos profissionais da impressa que cobriam o evento, também agressões aos profissionais de saúde registrada no dia anterior. Toda nossa solidariedade á esses profissionais e esperamos que os agressores sejam punidos no rigor da lei, pelas instituições legais. É grave e lamentável, que o presidente da Republica Jair Bolsonaro, demonstre mais uma vez, apoio a esses movimentos que estão na contramão das orientações das autoridades sanitárias.
O Cesau reconhece a liberdade de imprensa como um pilar da democracia e repudia com veemência todos os atos que atentam contra a democracia e a Constituição Cidadã de 1988.
Nesse momento, é importante que todos possam seguir as orientações do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Saúde e das Autoridades Sanitárias, cumprindo o isolamento social e saindo apenas quando necessário.
Se puder fique em casa.
Fortaleza, 06 de maio de 2020.
Colegiado do Conselho Estadual de Saúde do Ceará.