Nota de Apoio ao Secretário da Saúde do Ceará

20 de abril de 2020 - 17:11

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) vem, por meio dessa nota, manifestar apoio à medida tomada pelo Governador do Estado, Camilo Santana e do Secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), por meio do anúncio da prorrogação das medidas de isolamento até o dia 05 de maio de 2020, conforme Decreto Estadual nº 33.544, de 19 de abril de 2020, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias. O Colegiado entende que a medida foi tomada baseada em evidências científicas e visa preservar a vida da população cearense, o bem mais caro que uma nação pode ter.

O Cesau, também, vê com preocupação a carreata realizada na tarde desse domingo, 20 de abril 2020, que, promovendo aglomeração, pedia o fim do isolamento social, além de fazer defesa ao Ato Institucional Número 5 (AI-5), instrumento da Ditadura Militar (1964-1985) que cerceou liberdades, inclusive de manifestação.

O Pleno deste Conselho repudia com veemência todos os atos que atentam contra a democracia e a Constituição Cidadã de 1988.

O Cesau desde o início da pandemia do Coronavírus tem apoiado e acompanhado as ações realizadas pelo Secretário da Saúde, que está empreendendo todos os esforços para achatar a curva epidemiológica e preservar vidas.

É sabido que diversos setores, estão pressionando para a flexibilização do isolamento social, que colocará em risco todo trabalho realizado até agora, na tentativa de não deixar os hospitais colapsarem. Nesse sentido parabenizamos e apoiamos Dr. Cabeto pela excelente condução.

Nesse momento, é importante que todos possam seguir as orientações do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Saúde e das Autoridades Sanitárias, cumprindo o isolamento social, saindo apenas quando necessário, usando máscaras e lavando bem as mãos.

Unidos venceremos nosso único inimigo, o Coronavírus.

Fortaleza, 20 de abril de 2020.

 

Colegiado do Conselho Estadual de Saúde