Cesau participa da I Semana de Imersão da Residência Integrada em Saúde de Icapuí

12 de março de 2020 - 13:29

icapui 1

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará, por meio de sua Comissão Intersetorial da Diversidade dos Sujeitos dos Sus (CDSUS/Cesau), participou da I Semana de imersão e recepção da Residência Integrada em Saúde, em Icapuí, que aconteceu de 9 a 12 de março.

O evento teve o objetivo de promover uma série de ações que visam o fortalecimento dos vínculos entre a gestão municipal e os profissionais residentes, que atuarão no município no próximo biênio, nas áreas da Saúde da Família e Saúde Mental Coletiva, nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.

icapui 3

Para a representante do Cesau no evento, a coordenadora da CDSUS, Davyane Fárias, os dias de debates e discussões foram de intenso aprendizado, “A semana foi rica de troca de experiência e esse momento de acolhida com os residentes estreitam dos laços com a gestão e a comunidade”. A coordenadora comentou ainda sobre o lançamento da Campanha Ceará sem Racismo – Respeite minha História, Respeite minha Diversidade, “Essa campanha contribui com as discussões que acontecem na CDSUS. Nossa intenção é poder levar a ideia, de montar uma Comissão da Diversidade, em cada conselho municipal fazendo que esse debate cresça e que possamos pensar em um Ceará com mais igualdade e sem preconceito”, destacou Davyane.

icapui 2

A programação contemplou ainda apresentações das políticas de Atenção Primária à Saúde e de Saúde Mental de Icapuí, um tour pelo sistema municipal de saúde, debate sobre a saúde da população negra, atividades de cenopoesia, integração entre as turmas de residência e o lançamento da Campanha “Ceará sem Racismo – Respeite minha História, Respeite minha Diversidade”, que contou com a presença da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas pela Igualdade Racial do Estado do Ceará, a Professora Zelma Madeira.

Cerca de 10 profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem, foram recebidos no município.

Sobre a RIS:

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará se constitui de ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado aos profissionais da saúde.

Ela se caracteriza por um processo de ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, com o acompanhamento de docentes/preceptores.

Assessoria de Comunicação da Cesau
Hariádina Salveano
Contato: cesau@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:cesauce