Encontro nacional: Em 2020, controle social debaterá saúde da população trabalhadora
18 de dezembro de 2019 - 14:30
Impactos da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência devem permear os debates por gerarem sérios agravos à Saúde dos(as) trabalhadores(as). Inscrições abertas.
Os desafios e as perspectivas do controle social na defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras estarão em pauta no 10ª Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão). Realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento vai ocorrer de 25 a 27 de março, em Brasília, e deverá reunir cerca de trezentos participantes de todo o Brasil.
Estudantes, conselheiros de saúde, membros de Comissãoes Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), membros dos Centros de Referências em Saúde do Trabalhador (Cerest), representantes das centrais sindicais e de movimentos sociais devem avaliar, entre outros temas, os impactos da Reforma Trabalhista, aprovada em agosto de 2017, na saúde dos brasileiros e a Reforma da Previdência.
Além disso, representantes do Ministério da Saúde, do Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de diversas entidades nacionais representativas em defesa da população trabalhadora no país devem participar dos debates.
Quem pode participar?
As vagas serão preenchidas mediante as condições abaixo:
1 (uma) vaga para o Conselho Estadual de Saúde sendo que essa inscrição é para conselheiro(a) membro participante da Cistt Estadual (somente na impossibilidade deste/a poderá ser indicado outro membro do referido conselho);
1 (uma) vaga para a Cistt Estadual, sendo que essa inscrição é para o/a coordenador(somente na impossibilidade deste(a), poderá ser indicado outro membro participante da referida comissão);
1 (uma) vaga para a Cistt Municipal, sendo que essa inscrição é para o/a coordenador/a (somente na impossibilidade deste(a), poderá ser indicado outro membro participante da referida comissão);
Além disso, será disponibilizada 1 vaga para o Cerest Estadual, sendo que essa inscrição deve priorizar técnico(a) ou a coordenação que atue diretamente junto ao controle social nesta temática.
Como se inscrever?
Preencha a ficha de inscrição com sua respectiva tabela e envie para cisttcns@gmail.com. A inscrição deverá ser feita até 15 de janeiro. O resultado da seleção feita pelo CNS será disponibilizado por e-mail até dia 17 de janeiro. Os inscritos deverão confirmar presença até dia 10 de fevereiro.
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA TODOS(AS) – CEREST E CISTT
TABELA DE INSCRIÇÃO CEREST
TABELA DE INSCRIÇÃO CISTT
Passagens, alimentação e hospedagem
Esclarecemos que todas as passagens áreas ou terrestres deverão ser custeadas pelos respectivos conselhos de saúde, centros de referência ou entidades parceiras, não cabendo responsabilidade ao CNS. A alimentação, hospedagem e traslado do hotel para o local do evento serão disponibilizados pelo CNS.
Mais informações:
O quê: 10º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão)
Quando: 25 a 27 de março de 2020
Onde: Brasília, local a definir.
Informações: (61) 33152150/3927
FONTE: CNS
Assessoria de Comunicação da Cesau
Hariádina Salveano
Contato: cesau@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:cesauce