CNS realiza Seminário sobre o Projeto de Formação de Multiplicadores para o Controle Social no SUS
4 de dezembro de 2019 - 11:30
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza nesta terça-feira (03/12), em Brasília, o 2º Seminário sobre o Projeto de Formação de Multiplicadores para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam da atividade os representantes da Mesa Diretora do CNS, do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) e da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social (CIEPCSS).
Pela manhã, os participantes debateram a estrutura político-pedagógica das Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS, que acontecerão em todas as regiões do país no ano que vem. As oficinas serão voltadas para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde. O objetivo é formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais.
As ações de mobilização, inscrição e seleção de participantes estão na pauta do encontro nesta tarde. O calendário das 84 oficinas está sendo construído com os conselhos estaduais e será divulgado no início de janeiro, quando a plataforma digital também estará disponível para inscrição dos participantes. A seleção será de responsabilidade dos conselhos estaduais, das comissões de educação permanente e da comissão do CNS.
Cada oficina contará com a participação de 30 pessoas, das quais 20 vagas serão para conselheiros(as) e 10 vagas para lideranças de movimentos sociais. O número de oficinas por estado segue critérios pactuados na Mesa Diretora do CNS, na comissão e no Ceap, contemplando o número de municípios por estado, número de habitantes, questões geográficas, dentre outros.
CIEPCSS
A CIEPCSS é responsável por assessorar o CNS no acompanhamento da implementação da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (PNEPCSS) em âmbito nacional. Para isso, a comissão orienta conselheiros e conselheiras sobre a formação de multiplicadores para o fortalecimento do controle social no SUS, além de articular uma rede nacional de educação permanente para o controle social. A comissão atua na garantia da participação popular nas políticas de saúde, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.
Fonte: CNS