8ª CES reúne mais mil pessoas de todo o Ceará
1 de julho de 2019 - 14:01
O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) realizou nos dias 26 e 27 de junho a 8ª Conferência Estadual de Saúde (8ªCES), no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
“O SUS é a própria democracia. E aqui, faremos discussões de como nós poderemos fazer as transformações sem excluir, o mais importante, que são os usuários, eles devem ser nosso foco, nas necessidades deles.” explicou presidente da 8ª CES e secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que falou aos mais de mil participantes da conferência.
A secretária-executiva do Cesau, Goretti Araújo, lembou que o conselho de saúde é único que consta da Constituição Brasileira e que precisamos lutar por ele. “Nós conselheiros e lutadores pelo SUS temos em nossa essência o poder de organizar, transformar e concretamente lutar pelos nossos espaços, sonhos e emoções e o Controle social é a representação disso. Hoje temos um governo já extinguiu muito conselhos, mas o da saúde não. Nós estamos na Constituição e isso é uma grande conquista”, lembrou.
Para o coordenador geral da 8ª CES e presidente do Cesau, Pedro Alves, a conferência é um momento de fortalecimento e alinhamento dos pensamentos em defesa do SUS e do Controle Social. “Precisamos ter em mente para a construção das propostas, o coletivo, o pensamento voltado para o sistema de proteção social, que vem passando por um desmonte de tudo que foi conquistado durante esses anos. Que a palavra de ordem seja, resistência. Entender que resistir é defender o SUS”, destacou Pedro.
A representante da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Elaine Pelaez, lembrou aos presentes da grandeza e da importância da 8ª CES para a construção das politicas pública do Estado e do país. “Eu quero aqui desejar que tenhamos uma Conferência Estadual muito combativa, que entre em cena as principais pautas postas nessa conjuntura e que nos permitam reafirmar o tema da 8ªCES, que é democracia e saúde. Que a democracia não seja só a democratização do poder político, mas que seja também, a democratização dos bens e da riqueza que são socialmente produzidos e que não podem mais continuar sendo apropriados por uma minoria da população. Que possamos defender o direito dos trabalhadores e assim colocar em pauta a luta contra a reforma da previdência que retira direitos, que possamos pautar a revogação da Emenda Constitucional 95 que congela os recursos por 20 anos e que inviabiliza a continuidade dos serviços de saúde e educação no nosso país”, defendeu a representate do CNS.
Elaine Pelaez, ainda, lembrou das pautas da população indígena, Quilombolas, mulheres e LBGTs, que colocam as suas demandas com base na sua história de luta e no conhecimento que eles tem, sobre os que eles precisam e falou, “queremos que nessa conferência haja representatividade de todos os interesses plurais postos na nossa sociedade. Que mostremos que nos temos propostas, o SUS que queremos, a saúde pública que defendemos e que a consolidação dos SUS, da sua universalidade, da integralidade, da participação social e da equidade, se dê através do debate de propostas concretas que temos na atual conjuntura. Defender o princípio da universalidade, é defender a privatização da saúde por Organizações Sociais e fundações privadas, defender a participação social é ser contra o decreto de extinção de conselhos e colegiados”.
O objetivo das Conferências de Saúde foi reafirmar, fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, público, universal, integral, equânime com financiamento adequado e regular visando garantir a saúde como direito humano e dever do Estado, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988. Além de propor diretrizes para formulação da Política Municipal, Regional e Estadual de Saúde e o fortalecimento do Controle Social no SUS.
A 8ª CES contou com quatro eixos de debate: Eixo 1: Saúde como direito; Eixo 2: Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Eixo 3: Financiamento adequado e suficiente para o SUS; Eixo 4: Composição, Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde.
Compuseram a mesa de abertura durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, a represenante da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde, Elaine Pelaez; a representante da Superintendência Estadual Do Ministério Da Saúde No Ceará, Sônia Vieira; o represente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado Estadual Carlos Felipe; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/Ce), Sayonara Moura; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece, Francisco Nilson Alves; promotora da Justiça de Defesa da Saúde Pública do Ceará, Ana Cláudia Uchôa ; representante do Segmento de Usuários, Irene Sousa e o representante do Segmento de Profissionais de Saúde, Asevedo Quirino.
Durante a cerimônia de abertura da 8ªCES foram homenageados com a Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, dez personalidades que contribuem com a valorização e defesa do SUS.
Homenageados:
FRANCINETE CABRAL LIMA
Presidente da Rede de Catadores do Ceará e ex-conselheira do Cesau.
HENRIQUE JORGE JAVI DE SOUSA
Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Atuação em Gestão no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Foi secretário da Saúde do Ceará de 2015 a 2018 e atualmente Diretor
Corporativo do São Carlos Imagem.
LACIANA FARIAS LACERDA
Advogada, militante do direito da saúde e atualmente conselheira Estadual de Saúde.
LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE
Médico, Doutor em Saúde Coletiva (UNICAMP) com Pós-Doutorado na Universidade de Montreal no Canadá. Deputado Federal de 2015 a 2018. Ex-secretário municipal de Saúde dos municípios de Icapuí, Quixadá, Sobra e Fortaleza.
MARIA DO SOCORRO MARQUES FERREIRA OLIVEIRA
Agente Comunitária de Saúde desde 1993, conselheira municipal de Icó, Coordenador dos Fórum da 17ªCRES e ex-conselheira Estadual de Saúde.
VERA MARIA CÂMARA COELHO
Graduada em Ciências Econômicas e especialização em Saúde Pública pela UFC e especialização em Curso de Planejamento a Nível Estadual pelo IPEA. Servidora Estadual da Secretária da Saúde do Estado.
CARLOS FELIPE SARAIVA BEZERRA
Médico, Ex-Prefeito do Município de Crateús, Deputado Estadual e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
JOÃO ANANIAS VASCONCELOS NETO
Médico Sanitarista, ex-prefeito do município de Santana do Acaraú, ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de Saúde do Estado do Ceará de 2007 a 2010.
MARIA GORETTI ARAÚJO SOUSA
Graduada em Pedagogia, pós-graduação em Gestão Pública pela Unicamp, servidora do município de Fortaleza e atualmente Secretária Executiva do Cesau.
DJACIR RIBEIRO PARAHYBA (IN MEMORIAM) – REPRESENTADO POR SEU FILHO, MARCOS COELHO PARAYBA.
Médico, diretor do IJF, presidente da Associação dos Hospitais do Ceará e foi o primeiro médico a fazer uma cirurgia com tórax aberto no Ceará.
A Comenda Chico Passeata
Instituído em 2011, o título honorífico é concedido à personalidades com trabalho e compromisso focadas na interferência positiva dos determinantes sociais, promovendo melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense.
A comenda é uma homenagem in memoriam a Francisco das Chagas Dias Monteiro – Chico Passeata. Além de médico, defensor do Sistema Único de Saúde, foi um poeta inspirado nas causas e transformações sociais. “Há um caminho novo em cada beco sem saída” foi um de seus trechos poéticos mais populares.
Assessoria de Comunicação da Cesau
Hariádina Salveano
Contato: cesau@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:cesauceara