Ministro da Saúde garante realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde

4 de fevereiro de 2019 - 17:04

Durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que ocorre nesta quinta (31/01) em Brasília, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou que a pasta contribuirá para a construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do Brasil. Marcado para ocorrer de 4 a 7 de agosto, o evento é uma realização do Ministério da Saúde, com organização do CNS.

Para a reunião, o ministro trouxe parte de sua nova equipe e se colocou à disposição para todos os debates no controle social. “Esse governo tem muita vontade de acertar na saúde”, disse, garantindo que o Ministério da Saúde está aberto para discussões com a sociedade brasileira representada no CNS. “Espero que a gente consiga ter uma relação produtiva, uma construção madura e coletiva. Contem com o ministro da Saúde”, afirmou.

Conselhos Municipais de Saúde e outras entidades já estão realizando etapas preparatórias da 16ª Conferência em diversas localidades pelo país. Ao ser questionado pela conselheira Sueli Barrios, representante da Associação Rede Unida, sobre o evento nacional, o ministro afirmou que a pasta vai realizá-lo. “Vamos ajudar na construção do evento. Espero que façamos uma boa conferência, com respeito às diferenças e opiniões”.

alt

Fernando Pigatto, presidente do CNS, frisou a importância da presença de representantes do poder público no espaço institucional do conselho junto aos usuários, prestadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos fazendo história na nossa primeira reunião ordinária com a presença do ministro. É o início de um diálogo produtivo e de uma caminhada de luta junto à nova composição do CNS”, disse.

O mesmo foi afirmado pela conselheira Elaine Pelaez, representante do Conselho Federal de Serviço Social (CFFES). “Este é o lugar para construirmos sínteses a partir de uma convivência respeitosa. Democracia é um conceito amplo e este é o espaço da construção coletiva”, finalizou. O relatório final das 16ª Conferência, construído por participantes de todo o Brasil, deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Atenção Básica

Durante a reunião, o ministro foi questionado por vários conselheiros sobre diferentes assuntos relacionados à Saúde, como Hanseníase, Autismo, Saúde do Trabalhador, HIV/Aids, Mais Médicos, Saúde Indígena, dentre outros, respondendo a cada uma das perguntas. Na ocasião, ele destacou que a Atenção Básica será prioridade na sua gestão. Mandetta pretende criar uma secretaria específica do assunto, onde deve concentrar sua força de atuação.

 

Saiba mais sobre a 8ª Conferência Nacional de Saúde

Saiba mais sobre a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)

 

Fotos: Ministério da Saúde

Fonte: CNS

Assessoria de Comunicação da Cesau
Hariádina Salveano
Contato:cesau@saude.ce.gov.br/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara