Cesau realiza o 1º Seminário sobre a Política Nacional de Atenção Básica

7 de novembro de 2017 - 09:50

Estão abertas até o dia 13 de novembro, as inscrições para o 1º Seminário de Estadual sobre a Revisão da  Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), realizado pelo Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE). O seminário acontece no dia 14 de novembro, a partir das 8 horas, no Auditório Waldir Arcoverde, localizado na Av. Almirante Barroso, 600, Bloco C, bairro Praia de Iracema.

Com o tema, “O impacto para o SUS e o novo modelo de financiamento”, o evento contará com a presença do representante da Coordenação da Atenção do Ministério da Saúde para apresentar  revisão das diretrizes para a organização da Atenção Básica. Na programação estão previstas, ainda, duas mesas redondas com a participação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Secretária da Saúde do Estado (Sesa), Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O seminário é destinado a todos que desejam saber mais sobre a temática.  

Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Acompanhamento de Regionalização da Assistência do SUS (Canoas), Asevedo Quirino, o intuito de apresentar a nova Política Nacional e fazer com que os usuários e trabalhadores tenham conhecimento das mudanças realizadas pelo governo e possam exigir as mudanças necessárias. “A revisão das diretrizes para a organização da Atenção Básica proposta pelo Ministério da Saúde revoga a prioridade do modelo assistencial da Estratégia Saúde da Família no âmbito do SUS. Com a nova Política, diversas categorias serão penalizadas, além do atendimento à população e os repasses financeiros, que também serão prejudicados”, explica o coordenador.

Saiba Mais

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.  No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social

Faça sua inscrição CLICANDO AQUI

 

Veja a programação completa do 1º Seminário sobre a Política Nacional de Atenção Básica

8h – Credenciamento / Acolhimento
Saudação aos(as) Convidados (as) e entidades parceiras

8:30h às 09h – Apresentação da Nova Política de Atenção Básica
Expositor: Coordenação de Atenção Básica do Ministério da Saúde

9h às 9:45h – Mesa Redonda: Os impactos da Reforma da PNAB para o SUS

1º Expositor: – Francisco Ivan Rodrigues Mendes Júnior
                     Coordenação da COPAS/SESA
2º Expositor: – Ronald Ferreira dos Santos
                     Conselho Nacional de Saúde
3º Expositor: – Josete Malheiro Tavares
                     Presidente do COSEMS/CE
Mediador: Pedro Alves de Araújo Filho
              Conselheiro Estadual de Saúde

9:45h – Debates

12:30h – Almoço

13:30h – Novo Modelo de Financiamento do SUS

 Expositor: Henrique Jorge Javi de Freitas
               Secretário Estadual de Saúde – Ceará
1º. Debatedor: Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula
                      Presidente da APRECE
2º. Debatedor: Ronald Ferreira dos Santos
                      Presidente do Conselho Nacional de Saúde
Mediador:  Azevedo Quirino de Sousa
               Conselheiro Estadual de Saúde

14:30h – Debates

15:30h – Elaboração de Manifesto e Encaminhamentos

17h – Encerramento

Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: cesau@saude.ce.gov.br/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara