A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde reúne cerca 400 participantes durante dois dias
27 de outubro de 2017 - 10:00
A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1ª CEVS), realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), nos dias 24 e 25 desse mês, proporcionou à cerca de 400 participantes, intensos debates a respeito do tema, A Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro.
Na mesa de abertura, o vice-presidente do Cesau-CE, Marcos Parayba, falou que pela primeira vez a saúde pública reuniu lideranças, usuários, gestores, trabalhadores e agentes do controle social para discutirem políticas públicas na área da vigilância. “Essa conferência é um marco e o Cesau está contribuindo para a construção da história do SUS”, salientou.
A secretária adjunta da Saúde, Isabel Cavalcanti, exaltou os propósitos para a realização da 1ªCEVS, que foi a construção de propostas estratégicas, viáveis e sustentáveis para um Ceará saudável no amplo aspecto da saúde e qualidade de vida. “Além das ações e intervenções da assistência, é preciso inverter a logica da saúde, não só como ausência de doença, não só se fazendo dentro de hospitais e ou outras unidades de saúde, mas com modelos de promoção de saúde e prevenção de doenças de forma intersetorial e de multipluralidade”, destacou a gestora.
A coordenadora da Comissão da Organização da 1ª CEVS e conselheira estadual do segmento de usuários, Laciana Lacerda, avaliou evento como um momento de crescimento para o Cesau, para saúde, além de ser um momento impar para o controle social e destacou, “essa conferência foi construída a muitas mãos, muitos sonhos, muitas ideias, muitas incertezas e é um resultado lindo de se ver. Todos unidos comemorando uma etapa que alcançou seu objetivo final, a construção de propostas para contribuir na valorização da vigilância em saúde como um dos principais pilares do SUS, em um novo desenho de saúde a partir da promoção da saúde, através de ações preventivas, valorização dos trabalhadores dessa área e propondo a construção da política da Vigilância em Saúde”.
Da conferência saíram propostas de quatro subeixos com os seguintes temas: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde; Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde; Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades em Saúde. As propostas aprovadas pela plenária serão enviada para etapa nacional, que deve acontecer de 28 de novembro a 1º de dezembro, e onde serão defendidas por 56 delegados eleitos, sendo 28 do segmento de usuários, 14 profissionais de saúde e 14 gestores/prestadores de serviço, obedecendo assim, a paridade.
Luna Martins, do segmento gestão do município de Pacatuba, fez um balanço positivo da conferência, “nossas propostas foram construídas pensando em fomentar as ações do nosso Estado e do país, pois tentarmos contemplar todas as vigilâncias. Tivemos um momento rico de troca de informação, conhecimento e participação”, avalia.
O evento contou com a abertura cultural da banda Pisada Especial do Centro de Atendimento Clínico e Educacional (Cace) do município de Horizonte e a intervenção teatral de Jeovane Fraga, “Aedes aegypti A Fama”.
Ainda durante a cerimônia de abertura foi concedida a Comenda Chico Passeata para o médico Anastácio Queiroz que também proferiu a Palestra Magna, a socióloga e advogada Zélia Franklin, o médico José Wellington Oliveira, o servidor público Sólide Motta e o agente de endemias, José Hilton Gomes, in memoriam. A Comenda Chico Passeata é concedida às personalidades com trabalho, compromisso e ações que promovem a melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense.
1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde contou com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado; Assembleia Legislativa; Companhia de Água e Esgoto do Cerá (Cagece); Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (Sintsef); Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará (Femice); Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce); Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – Ceará).
Conheça os homenageados
Anastácio de Queiroz Souza
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976). Residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Ceará (1978). Especialização (Fellowship) em Medicina Tropical pela Universidade de Virgínia em Charlottesville nos EUA (1983). Especialização (Fellowship) em Doenças Infecciosas pela Universidade de Miami nos EUA (1984). Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Diretor do Hospital São José de doenças infecciosas no período de 1986 a 1994 e no período de 2007 a 2013. Coordenador do Núcleo de Medicina Tropical. Secretário da Saúde do Estado do Ceará no período de 1995 a 2002. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará lotado no Departamento de Medicina Clínica e no Departamento de Patologia e Medicina Legal. Em março desse ano, assumiu o cargo de reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Zélia Franklin de Albuquerque
Socióloga e advogada, especialista em saúde e desenvolvimento sustentável, mestra em sociologia e desenvolvimento agrícola. ingressou na saúde no ano de 1993, na Escola de Saúde Pública e em 1995 passou a integrar a divisão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente da Vigilância Sanitária. Assessorou o Cesau em 2000 e em 2007. Em 2009, foi nomeada coordenadora do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador de Fortaleza (Cerest) – José de Alencar. Em 2016, assumiu a supervisão do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa.
José Wellington Oliveira Lima
Graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Epidemiologia, pela Universidade de Harvard(1992), e doutorado em Tropical Public Health, pela Unversidade de Harvard (1995). Aposentado como médico sanitarista do Ministério da Saúde; Professor adjunto de Epidemiologia, da Universidade Estadual do Ceará. Tem Experiência da área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia e controle das doenças transmitidas por vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmaniose Visceral, Leishmaniose Tegumentar, Dengue, Aedes Aegypti e Doença de Chagas.
Zólide Motta Ribeiro
Zólide ingressou no serviço público federal no ano de 1954, no Departamento Nacional de Endemias Rurais (Deneru), na função de auxiliar de entomologia. Chegou ao Ceará em 1978, o ilustre amazonense a serviço da Sucam, encontrou-se com outros entomologistas, Raimundo Marques Rocha e Raimundo Nonato de Sousa, mantendo viva a chama da entomologia no Estado. Aposenta-se após 50 anos de serviços embora ainda exerça suas funções de taxonomista e parasitologista no Laboratório de Entomologia Dr. Tomáz Aragão no Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet). Ainda hoje permanece incansável em atividade servindo à saúde pública.
José Hilton Gomes Da Silva (In Memeriam)
Ingressou no serviço público no ano de 1991 na função agente de combate de endemias. Desde então contribuiu em vários setores da gestão Municipal, como a Defesa Civil, Núcleo de Educação em Saúde, além de integrar o Conselho Municipal de Saúde. Hilton faleceu recentemente em decorrência de infarto fulminante.
Confira as fotos do evento CLICANDO AQUI
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: cesau@saude.ce.gov.br/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara