Fórum da Macrorregional Sobral promove formação e integração entre conselheiros
21 de julho de 2017 - 10:54
Desafios da saúde, diversidade dos sujeitos, a importância e a contribuição dos conselhos de saúde foram temas abordados no I Fórum Macrorregional de Conselheiros da Macro Sobral, no município de Tianguá, durante todo o dia dessa quinta-feira, 20 julho.
O secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi, em sua palestra sobre os desafios da saúde no Ceará na atual conjuntura Nacional, falou sobre a visão com relação ao Sistema Único de Saúde, “nós muitas vezes agredimos o SUS, como se agredir o sistema fosse a maneira de solucionar o problema que não é causado por ele, e é essa coisa, que o controle social não pode perder de vista hora nenhuma”, destacou. O secretário, também, colocou das dificuldades e necessidades do funcionamento da Secretaria da Saúde do Estado, do trabalho de outras áreas como saneamento, moradia que contribuem para a saúde da população, além de salientar o papel fiscalizador do conselheiro de saúde na gestão.
Já a presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE), Ana Mello, ressaltou que a doença vem sendo pauta constante no nosso Estado, ao invés da saúde. “Nós que estamos nos conselhos, nas prefeituras percebemos o quando a doença está pautada no nosso Estado e nós precisamos, urgentemente, reverter essa pauta”, ressaltou.
Os 150 participantes ainda tiveram a oportunidade de debater sobre a diversidade dos sujeitos, com a advogada Lilian Viana, que trouxe dados e a realidade enfrentada, atualmente, pela população LGBTI. O secretário da Saúde de Camocim, Fernando Fernandes, abordou a importância dos Conselhos Municipais de Saúde.
E finalizando o encontro, a secretária executiva da Comissão Intersetorial Bipartite (CIB), Vera Coelho, alertou para o conhecimento das leis que orientam o controle social, quais os instrumentos que os conselheiros precisam apreciar para fazer seu trabalho com qualidade e a responsabilidade assumida pelo conselheiro que realiza um papel de relevância pública. “Eu espero que vocês nunca deixem de atender um chamamento para que vocês obtenham novas informações, para que vocês se capacitem para o exercício do controle social e garantir a execução de umas das políticas de maior justiça social, talvez do mundo, que chama-se Sistema Único de Saúde”, finalizou.
Os encontros do Fórum de Conselheiros tem o objetivo de manter a articulação e informação entre si e a sociedade em geral, com a finalidade de promover o pleno exercício do controle social sobre as políticas públicas, implementadas no âmbito dos municípios e na microrregião correspondente. O Fórum da Macro Sobral foi o primeiro encontro de uma série de cinco, que ainda estão programados para as macrorregionais de Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri.
O Fórum da Macrorregião Sobral, contou com a presença da representação dos municípios de Tianguá que foi sede do evento, Camocim, Carnaubal, Viçosa do Ceará, Itarema, Frecheirinha, Ubajara, Sobral, Croatá, Guaraciaba, Cratéus, Ibiapina, São Benedito, Caucaia e Fortaleza.
O evento teve ainda as presenças do prefeito de Tianguá, Luiz Menezes; da secretária executiva do Cesau-CE, Goretti Pinheiro; a coordenadora da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), Mônica Sousa; coordenadora da 13ª CRES, Gandavya Aguiar; coordenador da 15ª CRES, Flávio Soares; coordenadora do Fórum de Conselheiros de Saúde do Cesau-CE, Laciana Larcerda e as conselheiras estaduais Ana Botelho, Lúcia de Fátima e Marlucia Ramos.
fotos: Kaio Silveira
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: cesau@saude.ce.gov.br/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara