Cesau realiza uma Tribuna Livre em homenagem do Dia Internacional da Mulher
7 de março de 2017 - 15:08
Nesse Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) realiza uma Tribuna Livre com intuito, principalmente, reafirmar a luta constante pelos direitos das mulheres e dizer não à reforma da previdência.
Em todo país estão previstos atos que alertam que as mulheres serão as principais afetadas com a proposta que desvincula o salário mínimo do benefício, equipara a a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e aumenta o tempo mínimo de contribuição de 15 para 25 anos. Se quiser receber o beneficio integral, a trabalhadora ou o trabalhador terá que contribuir durante 49 anos pelo teto do INSS.
A desigualdade de gênero na sociedade e no mundo do trabalho impacta diretamente na aposentadoria, mas foi ignorada quando as novas regras foram pensadas. As mulheres têm salários menores, trabalham mais, não tem oportunidades de promoção iguais aos dos homens. Além disso, elas estão nos empregos mais precários e ainda são elas, na grande maioria das vezes, as responsáveis pelos cuidados com a família e as tarefas domésticas.
É nessa perspectiva que a Tribuna Livre contará com a participação das conselheiras de saúde, das trabalhadoras da Sesa e das mulheres dos movimentos sociais.
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: ascomcesau@gmail.com/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara