Conselho realiza audiência pública para discutir a Política de Saúde Mental do Estado e do Município

7 de março de 2017 - 13:33

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), realiza na próxima terça-feira, 14 de março, uma audiência pública para discutir a Política de Saúde Mental do Município e do Estado. Com o tema: “A Política de Saúde Mental, Financiamento e Estruturação da Rede de Atenção Psicossocial do estado do Ceará e do município de Fortaleza” o evento acontece, às 8 horas, no auditório  Valdir Arcoverde, Av. Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema, na Secretária da Saúde do Estado (Sesa).

O objetivo da audiência pública é debater a problemática da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município de Fortaleza e no estado do Ceará, a situação da Cooperativa do Centro de Atenção Psicossocial (Coopcaps), além da mudança de local do CAPS AD da Regional II e do Projeto Arte Saúde.  

Segundo a coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism-Cesau), Lúcia Arruda, a ideia da audiência surgiu após o recebimento de relatórios retratando a situação da RAPS em diversos Municípios do Ceará e em Fortaleza, onde os CAPS necessitam de aporte tecnológico e humano, que contribuam com o tratamento e a reinserção social das pessoas em sofrimento mental. “Essa audiência pública trará o retrato das dificuldades e desafios da RAPS no Ceará e o comprometimento da gestão com a sustentabilidade da Política de Saúde Mental no Ceará”, destaca.

Lúcia Arruda acrescenta ainda, “essa audiência pública reúne inúmeras expectativas manifestas por profissionais de saúde e da educação, por instituições de ensino, usuários com representações sociais  de jovens, mulheres, movimento LGBT, pessoas com deficiência, movimento de negras e negros, representações das entidades profissionais da saúde, de conselheiros de saúde, que buscam intervir por meio dos coletivos  de controle social do SUS trazendo à tona a crise enfrentada pela RAPS”.

Para a assessora técnica da Cism-Cesau, Rogena Weaver, a audiência será um momento de discussão coletiva. “Queremos que todos os movimentos e pessoas envolvidas com a saúde mental do Estado e do Município tenham a oportunidade de colocar a situação que estão vivenciando” explica.

Foram convidados para a audiência representantes da saúde do Município e do Estado, Comissão de Saúde e da de Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Promotoria da Pessoa Idosa e Deficiente, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems).  

Saiba mais sobre a Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism), CLICANDO AQUI

Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: ascomcesau@gmail.com/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara