Seminário debate a temática HIV/Aids no Estado do Ceará
28 de novembro de 2016 - 08:44
Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, agora teremos o Dezembro Vermelho. O mês é dedicado a luta das pessoas vivendo com HIV/Aids, onde o dia 1º de dezembro é data oficial da campanha, desde 1987. Esse ano, as atividades iniciam amanhã, 29, com a realização do Seminário de Assistência e Direitos Humanos às Pessoas com HIV do Estado do Ceará, no Hotel Plaza Praia Suítes, R. Barão de Aracati, 94 – Praia de Iracema, de 8h30 às 16h30.
Além do Seminário, serão realizadas durante todo o mês atividades direcionada ao enfrentamento ao HIV/Aids, notadamente com foco na conscientização, prevenção, assistência e promoção de direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids. Também como forma de chamar atenção da população para a temática todos os prédios públicos receberão uma iluminação especial, com a cor da campanha, o vermelho.
O evento é uma articulação do Fórum do Movimento Social de Luta Contra a Aids do Estado do Ceará, Conselho Estadual de Saúde do Ceará, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e Secretaria Municipal de Saúde do Município de Fortaleza.
Saiba mais
O Brasil tem 656.701 casos registrados de Aids (condição em que a doença já se manifestou), desde o início da epidemia em 1980 até junho de 2012, de acordo com o último Boletim Epidemiológico. A taxa de incidência de Aids no Brasil foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.
Atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Esse aumento proporcional do número de casos de Aids entre mulheres pode ser observado pela razão de sexos (número de casos em homens dividido pelo número de casos em mulheres). Chama atenção a análise da razão de sexos em jovens de 13 a 19 anos. Essa é a única faixa etária em que o número de casos de Aids é maior entre as mulheres.
Os jovens, embora tenham elevado conhecimento sobre prevenção da Aids o outras doenças sexualmente transmissíveis, há tendência de crescimento do HIV e a transmissão sexual é a forma que prevalece entre os maiores de 13 anos.
Houve redução da contaminação em menores de 5 anos de idade, o que demonstram a eficácia da política de redução da transmissão vertical do HIV (da mãe para o bebé).
A Aids ainda é uma ameaça à saúde pública, sendo necessária uma incessante campanha de conscientização, especialmente entre os jovens, por essa razão, só faz necessário a intensificação das ações do dia 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, criado por decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids com a instituição do mês de dezembro como o mês de conscientização, prevenção, assistência e promoção de direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids.
Conheça o Fórum do Movimento Social de Luta Contra a Aids do Estado do Ceará
O Fórum de ONG´s Aids do Estado do Ceará, instância de mobilização, articulação e representação política que congrega organizações da sociedade civil envolvidas na luta contra a Aids no nosso estado, vem denunciar o descaso e a negligência que atravessam as políticas públicas de combate à Aids.
Há anos o Fórum de ONG´s Aids do Estado do Ceará vem dialogando com as instâncias responsáveis pela execução das políticas públicas de Aids na tentativa de colaborar na solução dos diversos problemas enfrentados pelas pessoas soropositivas e doentes de Aids no nosso Estado.
Veja a programação do evento
Seminário de Assistência e Direitos Humanos às Pessoas com HIV
08h – Chegada e Café da Manhã
08h30 – MESA DE ABERTURA
FÓRUM ONG/AIDS – Vando Oliveira
SESA – Henrique Javi
SMS – Socorro Martins
H.S.J – Dra. Tânia Mara
CEMJA – Nair Blant
CESAU – Ana Mello
Conselho Municipal de Saúde – Sérgio
COSEMS
09h às 11:00h – MESA 01 ASSISTÊNCIA AS PVHA DO ESTADO DO CEARÁ
Moderador – Jacqueline Sampaio (Pastoral da Aids)
Debatedores: Juliana, Marcelino / Vando Oliveira
SMS – Socorro Martins
SESA- Henrique Javi
Lipodistrofia: Andréa
11h à 12h30 – MESA 02 – LIPODISTROFIA
Moderador: Elias Nobre (Casa de Apoio de Sobral)
Antônio Alves Ferreira – Toninho
Dra. Andrea Pinheiro HSJ
Hospital das Clinicas – Direção
Apresentação Cultural
12h30 à 13h30 – ALMOÇO
13h30 às 15h00 – MESA 03 CRIMINALIZAÇÃO: PROJETO DE LEI 198/2015
Moderador – Rene
OAB- Dr. Ricardo/ Comissão de Saúde
OAB /RJ – Patricia Rios / Rafael Bastos
Dep. Renato Roseno
15h30 MESA 04 – FRENTE PARLAMENTAR
Moderador: Credileuda Azevedo ( Movimento de Cidadãs Positivas)
Debatedores
Frente Parlamentar Nacional – Deputado Odorico Monteiro
Frente Municipal – Vereador Acrísio Sena
Helmano De Freitas- Assembleia Legislativa
SESA- Dr. Pedro
HSJ- Dra Tania Mara
Apresentação Cultural
16h30 – ENCERRAMENTO E MANIFESTO / LANÇAMENTO DEZEMBRO VERMELHO / ATERRO PRAIA DE IRACEMA
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato:hariadina.salveano@saude.ce.gov.br/85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara