Parada da Diversidade Sexual do Ceará acontece nesse domingo, 13, com apoio do Cesau
10 de novembro de 2016 - 16:16
Em 2016, são 17 anos concentrando centenas de pessoas na Avenida Beira Mar em prol dos direitos e visibilidade da população LGBT. Nesse domingo, 13, a partir das 15h, a Parada da Diversidade Sexual do Ceará abordará o tema: Basta de Close Errado, por cidadania plena LGBT! Nenhum Passo Atrás!, e o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) participa da atividade em apoio ao movimento LGBT.
Segundo o membro do Cesau e secretário LGBT da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Rafael Fernandes, a Parada contará com atividades que antecedem o evento, como a Feira do Mix e a pré-Parada no sábado, 12, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
“A escolha do tema se deu pela situação atual do nosso país. Esse governo tem tomados medidas que nos retira os direitos que tanto lutamos para conquistas ao longo dos anos”, explica Rafael. O conselheiro destaca ainda, a PEC 55, que congela os investimentos na saúde, educação e em outras áreas é uma ameaça aos direitos já conquistados e disse, “na área saúde, nós seremos os primeiros a sofrer com os retrocessos, já que somos uma população mais vulnerável”.
Rafael Fernandes, lembra a Parada não é apenas um momento festivo como a maioria das pessoas pensam, “a Parada é um ato político que coloca elementos para uma população que é significativa, que temos direitos e deveres como cita a Constituição Cidadã”, conclui.
A concentração para a Parada da Diversidade Sexual, que é organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) acontece a partir das 15h, em frente a Barraca do Joca, na Av. Beira Mar e segue até o aterro da Praia de Iracema.
Saiba mais
As Paradas pela Diversidade Sexual do Ceará são alusivas ao Dia Mundial da Consciência Homossexual (28 de Junho), que faz parte do calendário oficial do município de Fortaleza. O evento é uma realização do movimento homossexual, que, em parceria com os poderes públicos, afirma que a cidadania homossexual e o princípio da livre orientação sexual devem estar no cotidiano de nossas vidas.
O Grab
O Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) é uma Organização Não-Governamental- ONG, sem fins lucrativos ou vinculação partidária, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal. Fundado em 1989, sendo uma das organizações LGBT em funcionamento mais antigas do Brasil, o GRAB tem atuado diretamente no enfrentamento ao preconceito por orientação sexual, desenvolvendo ações no âmbito da proposição, execução e controle social de políticas públicas, assim como do ativismo em torno dos direitos da população homossexual, tendo como missão melhorar a qualidade de vida de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Pessoas Vivendo com HIV/AIDS no Estado do Ceará.
Desta forma, a instituição tem desenvolvido diversas ações e projetos nas áreas da Saúde, Direitos Humanos, Ativismo e Organização das Paradas pela Diversidade Sexual no Ceará.
Hariádina Salveano
Contato: hariadina.salveano@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter: cesauce
Facebook: conselhoestadualdesaudedoceara