Lançado edital do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE
11 de outubro de 2016 - 15:40
Serão 19 as instituições associadas que vão oferecer o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF), uma proposta da Abrasco e Fiocruz, demandada e financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, sendo aprovada sua implantação, em rede nacional, pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em dezembro de 2015. Um importante passo do PROFSAÚDE foi dado hoje, com o lançamento do Edital. Na Coordenação Acadêmica Nacional estão Luiz Augusto Facchini – Abrasco; Maria Cristina Rodrigues Guilam – Fiocruz e Carla Pacheco Teixeira – Fiocruz. As inscrições 2seguem até 24 de outubro.
O PROFSAÚDE tem como finalidade atender a necessidade de formação de profissionais de saúde que atuem na Atenção Básica/Saúde da Família. Serão 200 (duzentas) vagas para formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários. O mestrado será um curso semipresencial, realizado na modalidade de ensino à distância com previsão de 08 (oito) encontros presenciais. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE são denominadas Instituições Associadas, e são responsáveis pela execução do curso.
A inscrição do candidato será realizada através do preenchimento do formulário de inscrição, que deverá ser assinado e posteriormente enviado através de Correios (via SEDEX), para secretaria de cada Instituição Associada, acompanhado da documentação exigida dessa Chamada, pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído, dentro do prazo de inscrição. Não será aceita, em qualquer hipótese, a realização de inscrição condicional e nem a entrega ou juntada de documentos durante ou após o prazo previsto para inscrição. O candidato deverá se inscrever apenas para instituição definida como local de inscrição na unidade federada onde reside ou exerce sua atividade profissional. O candidato só poderá submeter sua inscrição para uma das Instituições Associadas. Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no portal das Instituições Associadas.
“O PROFSAÚDE é um marco para a formação em Saúde da Família no Brasil, lembrando que temos 40.000 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em atividade no país e não temos docentes e preceptores com formação na área em número suficiente para os cursos de graduação, residência, especialização, mestrado e doutorado”, ressaltou o coordenador do PROFSAÚDE, Luiz Facchini. Para ele, o mestrado contribuirá para que a formação dos futuros médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais de saúde seja feita por docentes qualificados e titulados na área. Isso potencializará as atividades de ensino, pesquisa e extensão em Saúde da Família, tanto na academia, quanto nos serviços de saúde.
O programa tem o objetivo de formar profissionais que atuam na saúde da família e na atenção básica em todo país, em sintonia com os objetivos do Programa Mais Médicos. O mestrado visa ainda estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores e os usuários, afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva.
Acesse aqui o primeiro edital do PROFSAÚDE com todos os detalhes do processo seletivo.
Conheça todas as instituições que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE são denominadas Instituições Associadas:
1. Universidade Federal Fluminense
2. Universidade Federal do Sul da Bahia
3. Universidade Federal do Piauí
4. Universidade federal do Paraná
5. Universidade Federal do Paraíba
6. 6 – Universidade Federal do Maranhão
7. Universidade Federal de Uberlândia
8. Universidade Federal de Rondônia
9. Universidade Federal de Pelotas
10. Universidade Federal de Juiz de Fora
11. Universidade Estadual Paulista
12. Universidade Estadual do Amazonas
13. Universidade Estadual de Montes Claros
14. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
15. Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre
16. Universidade Federal de São Paulo
17. Universidade de São Paulo
18. FIOCRUZ (Mato Grosso Sul, Manaus, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Brasília)
19. Escola Superior de Ciência da Saúde/ DF
Fonte: Abrasco
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: hariadina.salveano@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter: cesauce
Facebook: conselhoestadualdesaudedoceara