Oficina avalia do Plano Estadual de Saúde 2016-2019
10 de setembro de 2016 - 00:36
Foram dois dias de total imersão do Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE), para a análise do Plano Estadual de Saúde, do quadriênio 2016-2019.
Reunidos em grupos e por temas, como: diversidade dos sujeitos, fóruns, comunicação, finanças, pessoas com deficiências, dentre outros assuntos, os conselheiros observaram as iniciativas, estratégias e diretrizes que compõem o Plano.
“Nesse momento de construção e de avaliação do Plano Estadual de Saúde é de extrema importância a participação do controle social na avaliação das políticas públicas que vão estar presentes no programa do próximo quadriênio. No momento que o controle social participa, há uma legitimidade na gestão participativa”, explica a conselheira, Laciana Lacerda.
Laciana, explica ainda, que passar dois reunidos, conselheiros e técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), democratiza a informação, “quando os técnicos da Sesa se unem a nós, dispostos a explicar qual é a linha de investimento, no orçamento de onde vem determinado recursos e eles esclarecerem de forma democrática a informação que muitas vezes, nós usuários, não detemos é um momento rico de construção”, destaca.
Washington de Menezes da Assessoria de Planejamento e Gestão (Asplag) explanou que essa Oficina de Análise do Plano Estadual de Saúde é um momento de avaliação conjunta. “Nesses dois dias tentamos esclarecer as dúvidas dos conselheiros. Essa oficina está apontando demandas, no processo de apreciação, que nós articularemos com cada área técnica, a inclusão, a mudança de redação e a organização da estrutura metodológica do componente de alguma informação. A análise não finda nesses dois dias, mas se estende durante a semana, de uma forma que o controle social possa qualificar a nossa agenda no quadriênio 2016-2019”, ressaltou.
Ainda durante toda essa semana, o Plano Estadual de Saúde 2016-2019, passará por apreciações, discussões, correções, observações, sugestões de melhorias e logo após, segue para aprovação do Pleno do Cesau-CE.
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: hariadina.salveano@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter: cesauce
Facebook: conselhoestadualdesaudedoceara