II Marcha em defesa dos SUS e dos direitos trabalhistas será realizada dia 16
1 de setembro de 2016 - 16:35
No dia, 16 de setembro, de 8h às 13h, o Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE) em parcerias com diversas entidades realizará a II Marcha: Ato público em defesa do SUS, do MTE, da MPS, CLT e da Justiça do Trabalho. O objetivo de reafirmar os princípios do SUS, em defesa de uma saúde publica universal e de qualidade, além da luta pela garantia da permanência dos direitos trabalhistas.
A II Marcha terá a concentração na Praça da Bandeira e em caminhada os trabalhadores se reunirão na Praça do Ferreira, onde haverá apresentação musical, emissão de documentos como RG e CPF, unidade para boletim de ocorrência, Procom – Fortaleza, unidade de fisioterapia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), além dos serviços de orientação jurídica e de saúde.
A I Marcha aconteceu em 2011, sendo essa, apenas em defesa do SUS. Já a II Marcha se estende, pois dentre as primeiras ações do atual governo no campo da saúde, foi liberada a limitação dos gastos com ações e serviços públicos de saúde, comprovando a grave ameaça ao setor. Também há outras ações sendo tomadas contra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), especialmente com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e que essas têm implicações diretas sobre o SUS. Além da tentativa de flexibilizar as leis trabalhistas e levar adiante uma Reforma na Previdência opressiva, iniciando este processo com a extinção do Ministério da Previdência, fatiando suas atribuições entre o Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento Social e Agrário.
Para o conselheiro do Cesau-CE e um dos organizadores da Marcha, José Teles, esse é um momento de união da classe trabalhadora em defesa dos seus direitos e do SUS. “ Alertamos para as medidas do atual governo sobre o plano de saúde individual, ameaçando assim, a existência do SUS, a flexibilização das leis trabalhistas”. E assegura, “é importante a participação da sociedade, pois todos somos responsáveis pela manutenção desses direitos. Desde a criança que recebe a vacina no posto até o controle de qualidade dos alimentos e dos medicamentos que recebemos, encontramos o SUS”, explica.
O evento é realizado pelo Cesau-CE, Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho (Sintest/CE), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-CE), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/CE). Além do apoio do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde/CE), Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS-CE), dentre outras instituições.
Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: hariadina.salveano@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter: cesauce
Facebook: conselhoestadualdesaudedoceara