Defesa do SUS é debatida em Encontro Estadual

9 de agosto de 2016 - 00:29

 

Luta, resistência e união foram as palavras que mais ecoaram, no ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a primeira atividade do Encontro Estadual em Defesa do SUS, que aconteceu durante todo o dia de ontem, 8 de agosto, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE). O encontro teve o objetivo de reafirmar a importância SUS e a luta por mais financiamento.

Estavam presentes representantes das Centrais Sindicais, movimentos sociais e trabalhadores da saúde que reafirmaram o compromisso na luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, iniciou parabenizando o Cesau-CE pela iniciativa do ato, lembrou que SUS foi uma conquista do povo brasileiro e diante da diminuição dos recursos deve ser defendido por toda sociedade.

 

O presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Josete Tavares, destacou que uma das grandes ameaças ao SUS é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos e traz o sepultamento do sistema público de saúde, em médio prazo, “temos que somar a todas as bandeiras de luta dos movimentos sociais, trabalhadores e sindicais em defesa SUS por entender que essa é a maior conquista de cidadania que esse país já teve”. Já a secretária executiva da Sesa, Lilian Beltão disse que é necessário defender o SUS em repeito ao povo brasileiro e aos que, anteriormente, lutaram por esse sistema.

Após as falas, os participantes foram encaminhados ao auditório Waldir Arcoverde, onde teve início o Encontro, com a mesa Conversando Sobre o SUS, que contou com a presença do secretário de Saúde, Henrique Javi, que destacou “Eu só tenho convicção de uma coisa, o SUS trouxe tantos benefícios para a população, que nós, sequer, percebemos. Nós tivemos acríssimos de 15 anos na expectativa de vida do cearense. Quanto de cada luta, de cada um, está envolvido para garantir isso?”, questionou. E disse ainda, que temos fortalecer a ideia de para quem o SUS nasceu ou nada fará sentido.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ana Melo, afirmou que “o Sistema Único de Saúde é o maior patrimônio que o povo brasileiro tem e que é preciso  abraçar e defender”.

Estiveram presentes, ainda no evento, o deputado estadual e vice-presidente da Comissão Seguridade Social e Saúde, Carlos Felipe; secretária executiva do Cesau-CE, Goretti Pinheiro, além do conselheiros estaduais e de diversos municipais.

O Encontro contou, ainda, com a apresentação do Plano Estadual de Saúde 2016-2019, pelo assessor de planejamento da Sesa, Washington Menezes, que salientou da importância de se reconhecer o Plano Estadual como instrumento de referência de condução, orientação de uma gestão, já que ele foi construído se utilizando de bases propositivas, partindo de um estudo da situação de saúde percorrendo todo um processo participativo. “Como o Plano Estadual, por ele ser um instrumento que estabelece compromissos e resultados, o controle social entra, justamente, na verificação do comportamento de todos esses compromissos”.

Ao final do evento foram escolhidos os representantes do Ceará para a 20ª Plenária Nacional de Saúde, Entidades, Movimentos Sociais e Populares, a ser realizada em Brasília, nos dias 24 e 25 de agosto.

 

Assessoria de Comunicação da Cesau-CE
Hariádina Salveano
Contato: hariadina.salveano@saude.ce.gov.br / 85.3101.5211
Twitter: cesauce
Facebook: conselhoestadualdesaudedoceara