Cursos de formação para conselheiros são suspensos por tempo indeterminado
14 de junho de 2016 - 14:18
Formações para conselheiros municipais de saúde são suspensas por tempo indeterminado. Segundo a assessoria técnica do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE), a casa aguarda retorno do Fundo Nacional de Saúde (FNS) sobre a atualização dos prazos de execução do projeto.
Apesar da interrupção momentânea, o Cesau continua a receber as solicitações para capacitações. Porém o agendamento só poderá ser feito após retorno do FNS. Durante os últimos cinco meses, as capacitações foram a 20 municípios, atingindo um público de aproximadamente 400 conselheiros de saúde e lideranças municipais.
De acordo com a organização, a previsão era a de capacitar 2 mil conselheiros e lideranças , de todas as regiões de saúde do Estado,até dezembro de 2016. O recurso previsto para as ações era o de R$ 200 mil, oriundo do convênio firmado entre o Ministério da Saúde (MS) e Secretaria da Saúde (Sesa).
Um dos objetivos principais da formação é o de qualificar o público-alvo em temas que envolvem: planejamento, organização e desenvolvimento das ações de saúde, deliberações e acompanhamento pelas instâncias de participação e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
A carga horária dos cursos é de 20 horas, sendo 16h presenciais com o suporte dos facilitadores e 4h presenciais em reunião de monitoramento, também com a presença dos facilitadores.
Os cursos foram desenvolvidos por meio de oficinas temáticas, onde são feitas dinâmicas e exposição dialogada, círculo de cultura, rodas de conversa focada na troca de experiências dos participantes, cujo o objetivo é fomentar uma visão crítica e assim contribuir para a aprendizagem significativa em torno da temática.
A realização das ações de educação para o controle social é agenda permanente no plano de ação anual e tem contemplado o protagonismo dos conselheiros e assessores na facilitação das diversas modalidades da educação executadas.