Macro Fortaleza reúne nove municípios para formação em Comunicação

9 de junho de 2016 - 14:55

Curso de Comunicação, Informação e Redes Sociais para o exercício do Controle Social chega a Macro Fortaleza e capacita 25 conselheiros municipais de saúde. A formação é uma iniciativa do Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE), que está percorrendo as cinco grandes macrorregiões de saúde do Estado.

foto matéria-site

Com a participação de nove municípios, Fortaleza foi a terceira macro a receber o curso, que durante os dias 8 e 9 aprofundou as discussões em torno da importância da comunicação para o controle social e os processos para criação das comissões desta natureza nos conselhos de saúde.

O evento foi realizado no Instituto Federal de Educação (IFCE), na cidade de Fortaleza, e também abordou temas como Política Nacional de Comunicação, Informação e Informática em Saúde (PNCIIS), Lei de Acesso à Informação (LAI) e Redes Sociais.

O curso objetiva universalizar o acesso dos conselheiros aos meios de produção e recepção de informações, por meio de diferentes mídias. Os desdobramentos dessa ação devem apontar para uma política de comunicação que se integre e fortaleça outras políticas de Estado, muito particularmente a da saúde, materializada na construção permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A democratização de ferramentas online de edição de vídeos e fotos, função dos meios de comunicação e suas ferramentas, foram tópicos abordados durante esses dois dias. Divididos em três grupos, os participantes puderam conhecer e discutir os textos da LAI, PNCIIS, além de criarem as Fanpages dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) a que pertencem.