Cesau participa de seminário para debater desafios da saúde pública

29 de março de 2016 - 12:38

Seminário para debater a crise e os desafios da saúde pública tem participação do Conselho Estadual de Saúde do Ceará. O médico e conselheiro Paulo Everton Garcia Costa foi um dos expositores do evento, onde fez sérias críticas aos serviços prestados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).

Foto capa phixr

Ele qualificou como péssimas as condições dos serviços prestados pela empresa, e apontou a demora de nos serviços de imagens e diagnósticos como um risco para a saúde dos pacientes. Segundo ele, hoje , existe uma demora de mais de 30 dias para entrega de laudos, sejam eles de imagens ou biopsias.

Um dos objetivos do evento, realizado nesta terça-feira, 29, no auditório Reitor Pedro Teixeira Barroso, da Universidade Federal do Ceará (UFC) , era o de promover a reflexão e tomada de medidas para enfrentar à crise no sistema único de saúde. Além de debater a situação dos Hospitais Universitários (Hus), que estão sob a gerência da Ebserh.

Com participação de mais de 100 pessoas, e expositores do Rio de Janeiro, como o médico Jorge Darze, e Darley Wollmann, do Paraná, o público foi enfático ao apontar também, como um dos resultados da entrada da Ebserh, a quebra da unidade entre ensino , pesquisa e extensão promovida pelos Hospitais.

O evento teve o apoio do Cesau, e contou a participação de três conselheiros estaduais de saúde, são eles: Antônio Cleyton Martins Magalhães, Francisco de Assis Marques Pires e Paulo Everton Garcia Costa. Além dos assessores técnicos Asevedo Quirino e Hibiss Farias.