Pleno define prazo de 60 dias para adequações no Hospital Dr. Deoclécio Lima Verde

14 de março de 2016 - 14:42

Pleno do Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE) aprova por unanimidade recomendação da Câmara Técnica de Acompanhamento de Regionalização da Assistência do SUS (CANOAS), que concede prazo de 60 dias para as adequações a serem realizada no Hospital Dr. Deoclécio Lima Verde, localizado em Limoeiro do Norte. Segundo o parecer técnico da Câmara, somente após estas readequações e vistoria do Cesau-CE – para averiguar se o mesmo está apto a atender a população – é que a unidade de saúde estará liberada para restabelecer o atendimento em clínica médica e voltará a receber os repasses financeiros estaduais.

A recomendação da Câmara levada ao Pleno nesta segunda-feira, 14, veio após reunião, realizada no dia 2 de fevereiro, entre a equipe da Canoas, a secretária de saúde de Limoeiro do Norte, a direção do hospital e o coordenador da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ªCRES).

DSC 1215 phixr

Outro parecer técnico aprovado em reunião ordinária foi o da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (CTGTES), que indicou os quatro novos representantes do Cesau-CE na Comissão de Integração, Ensino e Serviço (CIES) tanto do Estado quanto da macro Fortaleza. São eles: Ana Lúcia da Costa Mello, Francisca Lúcia Nunes Arruda, Antônio Cleyton Martins Magalhães e Antônio Marcos Gomes da Silva.

O colegiado também definiu nova data para retomada das reformulações a serem feitas no Regimento da Casa. O encontro será no próximo dia 31, das 8h às 17 horas, no auditório do Cesau. Segundo o vice-presidente, Marcos Parahyba, o momento é uma continuidade das reformulações regimentais iniciadas em 2014.
“O formato será de oficina, onde várias proposições serão aceitas e debatidas pelos integrantes do grupo de trabalho ”, explicou Parahyba.

Após a apreciação de alguns informes e a apresentação das câmaras e comissões, o colegiado também deu posse a um total de cinco novos conselheiros que irão representar as seguintes entidades: Secretaria de Educação (Seduc-CE), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Ceará (FTICE) e Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho (SINTEST-CE).  Além das posses foram reconduzidos dois conselheiros pertencentes a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e das Entidades Estaduais dos Enfermeiros.