Iniciada formação de conselheiros e lideranças no CE

22 de fevereiro de 2016 - 14:23

Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE) retoma cursos de formação para conselheiros e lideranças. A previsão é de que 2 mil pessoas, de todas as regiões de saúde do Estado, sejam capacitadas este ano. O recurso previsto para as ações é de R$ 200 mil, oriundo do convênio firmado entre o Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde (Sesa).

Um dos objetivos principais da formação é o de qualificar os conselheiros de saúde e lideranças em relação aos temas que envolvem: planejamento, organização e desenvolvimento das ações de saúde, deliberações e acompanhamento pelas instâncias de participação e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

O calendário de formação para os próximos meses ainda está sendo elaborado pela assessoria técnica e conselheiros da Casa, a previsão é de que o roteiro de formações seja definido nesta quarta-feira, dia 24. A carga horária dos cursos é de 20 horas, sendo 16h presenciais com o suporte dos facilitadores e 4h presenciais em reunião de monitoramento, também com a presença dos facilitadores.

Embora o calendário das capacitações ainda não tenha sido definido, os cursos de formação já iniciaram suas jornadas pela região de Baturité, onde, em Itapiúna foram capacitados 32 conselheiros municipais de saúde das cidades de Aracoiaba e Capistrano. Segundo a assessoria técnica do Conselho, a estimativa é de que 260 pessoas sejam formadas na Região, incluindo a participação de lideranças e conselheiros dos municípios de Aracoiaba, Baturité, Capistrano, Itapiúna, Aratuba, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti.

Os cursos são desenvolvidos por meio de oficinas temáticas, onde são feitas dinâmicas e exposição dialogada, círculo de cultura, rodas de conversa focada na troca de experiências dos participantes, cujo o objetivo é fomentar uma visão crítica e assim contribuir para a aprendizagem significativa em torno da temática.

A realização das ações de educação para o controle social é agenda permanente no plano de ação anual e tem contemplado o protagonismo dos conselheiros e assessores na facilitação das diversas modalidades da educação executadas.