Abertura da 7ªCES destaca diálogo entre orçamento e propostas

21 de outubro de 2015 - 15:00

Com um público estimado em mais de 780 participantes, somente no primeiro dia de credenciamento, a 7ª Conferência Estadual de Saúde (7ª CES) deu início a solenidade de abertura com a presença de diversas autoridades e a participação popular. Após um dia cheio de atividades , com a largada feita no formato de um ato público em defesa SUS, a sétima edição das conferências estaduais do Ceará tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estadual e nacional.

 

No auditório do Hotel Romanos, um ato ceno-poético deu início a solenidade de abertura , onde, logo em seguida a apresentação do maracatu Az de Ouro,  o presidente da 7ªCES e também secretário estadual da saúde, Henrique Javi, abriu oficialmente o evento, que segue até esta quinta-feira, dia 22. O secretário ressaltou a importância do evento para o controle social e definição das políticas públicas para a saúde. Henrique destacou também os avanços no Sistema Único de Saúde (SUS) , como a conquista do próprio Sistema e os espaços democráticos de conferências.

 

O diretor de Participação Social da Presidência da República, Cícero Cavalcante de Sousa, também esteve presente , e assim como Javi, destacou a importância do evento e o desafio que o governo tem de aproximar os debates das execuções orçamentárias. 

“Tem sido um processo interessante, pois não acontece naturalmente, é uma conquista dos últimos 12 anos no país. Nosso desafio agora é conseguir dar a resposta governamental, fazendo com que exista a aproximação do debate (oriundo destes espaços) com a elaboração e execução orçamentária”, analisou o representante da presidência da república.

 

Na oportunidade , a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Socorro Souza,  destacou que os espaços das conferências são momentos de disputas de propostas, “as conferências não são meros eventos , são espaços de discussões políticas e econômicas . Hoje enfrentamos uma das maiores crises  que este País já viveu. Esses espaços são momentos fazer valer a democracia”, avaliou a presidente do CNS. 

 

Estiveram presentes na mesa de abertura, os conselheiros estaduais de saúde Maria Conceição Araújo Moreira, Marlúcia Ramos, Anderson Silva Sousa, e o presidente do Cesau-CE e coordenador geral da 7ªCES, João Marques de Farias. 

 

Além desses, marcaram presença na solenidade de abertura os representantes da procuradoria da saúde do Ministério Público Estadual do Ceará (MP-CE), Isabel Pôrto, Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), Socorro Martins, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Wilames Freire Bezerra, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento e Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Carlos Felipe Saraiva Bezerra. 

 

Saiba mais

As propostas que saírem da 7ªCES serão encaminhadas a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ªCNS), a ser realizada no período de 1 a 4 de dezembro de 2015, em Brasília.