Cesau e Cosems debatem a política de assistência farmacêutica no Ceará
8 de setembro de 2015 - 10:54
Por meio de uma parceria entre Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) e o Conselho Estadual das Secretaria Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) será realizada a audiência pública: ‘A política de assistência farmacêutica no estado do Ceará’, que tratará da política de compra centralizada de medicamentos e da execução da pactuação deste ano.
O encontro será nesta quinta-feira, dia 10, às 14 horas, no auditório Waldir Arcoverde, localizado no bloco C, da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa). Segundo o presidente do Cesau-CE, João Marques de Farias, devem estar presentes os conselheiros estaduais e municipais de saúde , secretários de saúde dos municípios , farmacêuticos, e a coordenação da assistência farmacêutica do Estado.
“Nossa decisão veio por conta da existência de diversas reclamações , por parte dos municípios que estão com compra centralizada, e que afirmam repassar o recurso , mas não estão recebendo a quantidade de medicamentos correta”, explicou João Marques.
De acordo com o presidente do Cesau-CE, existem reclamações formalizadas, onde algumas cidades dizem que só receberam apenas 40% do que foi pactuado , já outras afirmam não terem recebido sequer medicamentos de baixo custo como Ácido Acetilsalicílico, também conhecido pela sigla AAS.
“Vamos conferir a execução físico financeira vigente, pois queremos saber onde está o dinheiro repassado pelos municípios, qual a contrapartida do Estado, e onde estão os repasses feitos pela União”, disse Marques.