Canoas inicia agosto com a análise de 40 auditorias
3 de agosto de 2015 - 13:10
A Câmara Técnica de Acompanhamento da Regionalização da Assistência do SUS (Canoas) deu início durante a manhã desta segunda-feira, dia 3, a análise de mais de 40 auditorias de diversos municípios cearenses. A reunião se estende até às 17 horas e deve receber representantes das gestões municipais para esclarecimentos.
Segundo os conselheiros integrantes da Canoas, a maior parte das auditorias ocorrem nos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) e nos Sistemas Municipais de Saúde, e denunciam a estrutura física inadequada dos CMS , além do controle social realizado por estas instituições.
Fora estas questões, estão sendo auditadas também as secretarias municipais de saúde, e dentre os pontos analisados está o apoio que estes órgãos estão dando aos CMS. De acordo com informações da Canoas, alguns equipamentos como computadores, televisões e impressoras compradas pelo Programa de Inclusão Digital (PID) do Ministério da Saúde estão desaparecidos.
Durante à tarde, a secretária de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, deve se reunir com os conselheiros que compõem a Canoas para prestar esclarecimentos sobre a situação atual das negociações do débitos do município com o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), Hopsital Infantil Albert Sabin (Hias) , Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Gerak Dr. César Cals (HGCC).