Ministro da Saúde assina aporte financeiro histórico para a saúde do CE

31 de julho de 2015 - 00:00

Em visita ao Ceará nesta sexta-feira, 31, o ministro Arthur Chioro, assinou portarias liberando mais de R$ 113 milhões em recursos para o Estado, o que representa o maior aporte financeiro da história do Ceará.

Dentro da agenda do ministro, ainda esteve a visita a unidades de saúde tanto da Capital quanto interior, além do anúncio da parceria do Governo Federal no custeio do Hospital de Quixeramobim e o lançamento do SOS AVC, aplicativo inédito que permite o pronto reconhecimento de pacientes com AVC e a comunicação imediata com o SAMU 192. “Não há privilégio, há reconhecimento do Governo federal à saúde do Ceará. Cada centavo liberado é justo”, disse Chioro. 

Sobre o anúncio dos recursos, o conselheiro estadual de saúde e coordenador da urgência e emergência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Alexandre Mont’Alverne, explicou que grande parte dos recursos anunciados são para rede de urgências, mas que também servem a outras redes.
“Tem a rede cegonha, a rede de urgências – seja para a porta de entrada ou para a retaguarda – habilitação de leitos de UTI, que são retaguarda, e isso é parte significativa dos recursos que o ministro está anunciando”, avaliou Alexandre Mont’Alverne.

Já a também conselheira estadual de saúde e superintendente de apoio a  gestão da rede de unidades da Sesa, Lilian Alves Amorim, considerou a presença do ministro um alento as necessidades por recursos financeiros, isso como forma de garantir melhoras no acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) .
“O anúncio de novos repasses para a rede assistencial nos traz a perspectiva de melhorar e garantir o acesso com maior qualidade para a população usuária do SUS”, disse Lilian Amorim.