GT para tratar a crise na saúde reúne-se nesta segunda-feira

25 de maio de 2015 - 07:30

Composto por representantes de 18 instituições, o Grupo de Trabalho (GT), organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE), para discutir e propor soluções para a atual crise na saúde reúne-se pela primeira vez nesta segunda-feira, 25, no auditório do Cesau-CE, das 8 h às 12 horas.

Durante a manhã desta segunda-feira, o debate deve se concentrar nas propostas feitas durante a reunião do último dia 20, e dentre os pontos a serem estudados estão: concurso público imediato para o setor da saúde, mutirões para cirurgias eletivas, transferência da verba arrecadada com multas de trânsito para a pasta da saúde, entre outros.

No encontro do dia 20 de maio, os integrantes do GT foram unânimes em relação a necessidade de recursos humanos para o setor da saúde, tendo em vista a escassez de mão de obra, a única via encontrada pelo GT foi o concurso público.

Segundo informações divulgadas no encontro, a mão de obra utilizada na rede de unidades do Estado é prioritariamente oriunda de cooperativas, e estas não têm profissionais suficientes para compor os quadros da rede estadual. A titular da Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades da Secretaria da Saúde (SRU/Sesa), Lilian Alves Amorim, informou que, desde maio de 2014, a Secretaria identificou que há demanda por 11.209 profissionais.

O Grupo de trabalho é composto pelas seguintes instituições: Cesau-CE, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Associação Médica Cearense (AMC), Associação dos Hospitais do Estado do Ceará (AHECE), Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec), Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Hospital Dr. Carlos Alberto Studart (Hospital de Messejana), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira (HGCCO), Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), Hospital Infantil Alberto Sabin (HIAS) e Instituto Doutor José Frota (IJF).