Conselho discute a importância do Sistema Nacional de Auditoria para o CE
22 de maio de 2015 - 18:36
Durante a primeira reunião ampliada do Grupo de Trabalho do Sistema Nacional de Auditoria do Ceará (GT SNA/CE) deste ano, realizada nesta sexta-feira, 22, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) aprofundou os debate relativo ao fortalecimento da auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
Para o presidente do Cesau-CE, João Marques de Farias, a auditoria é um importante instrumento de apoio a gestão, isso na perspectiva do fortalecimento do controle interno e defesa do SUS.
“Este acompanhamento é uma fonte decisiva para o controle social poder avaliar e ponderar sobre as políticas públicas de saúde e sua realização.Portanto, entendemos que o fortalecimento da auditoria é central para o controle social e para a sociedade como um todo”, avaliou João Marques.
Segundo a integrante da coordenação do GT SNA-CE, Socorro Pinto Brígido, atualmente estão em curso 22 auditorias nos municípios sede das regiões de saúde do Estado, estas foram solicitadas pelo Cesau-CE, afim de que se investigue quais as condições de trabalho que os gestores estão disponibilizando para que os conselhos municipais exerçam a sua função.
“Entendemos que o Cesau é um ente estratégico para o fortalecimento da auditoria no SUS no Ceará. Por isso, ter o Conselho presente nestas discussões é fundamental para que ele leve este debate às conferências de saúde, e assim possamos consolidar o SNA no estado, com auditores em todos os municípios”, concluiu Socorro Brígido.
De acordo com informações divulgadas no GT SNS/CE, estima-se que dos 184 municípios cearenses, apenas 40 tenham sua auditoria em funcionamento ou em processo de estruturação. O dado é tido como preocupante , tendo em vista que compromete as atividades de controle dos serviços e ações de saúde, e assim possa garantir o acesso da população ao sistema.
“Ao voltarmos o olhar para as recorrentes crises que acometem a saúde, podemos analisar a importância da auditoria em vários aspectos , principalmente nas questões de gestão , seja ela de recursos humanos, financeiros e dos processos de trabalho. Em várias situações a auditoria é peça fundamental , pois ela avalia e coloca parâmetros sugestivos para que se possa corrigir as distorções dos rumos da gestão pública diante do processo”, explicou o presidente do Cesau-CE.
O GT SNA/CE contou com a presença de um público de 60 pessoas, composto de auditores das três esferas governamentais e representantes das regiões de saúde, além do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-CE), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Sgep), e Coordenadoria das Regionais de Saúde do Ceará (Cores-CE).