Controle Social mobilizado contra o Sarampo
2 de fevereiro de 2015 - 13:11
Com 701 casos confirmados de sarampo, o Ceará passa por um surto da doença. Caso não seja controlado em 90 dias, comprometerá o processo para certificação de eliminação da doença nas Américas, cuja a meta preconizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial de Saúde (OMS) é o ano de 2015.
Dentro deste cenário, o Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE), chama todo o controle social a se mobilizar para zerar a doença no Ceará. O foco estabelecido pelo estado, Ministério da Saúde, Opas e OMS para que possamos zerar este casos é a vacinação de crianças a partir dos seis meses de idade, onde está a maior incidência do sarampo.
A ampla mobilização da sociedade quanto dos profissionais de saúde será a estratégia a ser utilizada, principalmente a sensibilização junto aos agentes comunitários, tendo em vista que estes serão os responsáveis pela busca ativa dos que ainda não foram vacinados, incluindo aí os adultos até 49 anos.
Em Caucaia e Fortaleza, o caso mais recente de sarampo foi confirmado no último dia 11. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) não houve nenhum óbito desde 2013, quando a patologia voltou a se instaurar no Ceará.
No Ceará, 16 mil agentes de saúde foram mobilizados para colocar em prática conjunto de ações de prevenção ao sarampo. Em fortaleza, o reforço é de 2,6 mil profissionais, informa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nos bairros em que o risco é maior, será feita uma varredura com visitas a residências para vacinação.
A vacina tríplice viral é a única forma de prevenção, garantem especialistas. Na atual endemia no Ceará, 26,8% dos casos foram registrados em crianças com menos de um ano de idade.