VIII Plenária Estadual de Conselhos de Saúde acontecerá em dezembro
21 de novembro de 2014 - 09:36
Com o propósito de estimular os conselheiros de saúde e lideranças dos movimentos sociais para a análise crítica da realidade do Ceará é que acontecerá a VIII Plenária Estadual de Conselhos de Saúde. Norteada pelo tema ‘Saúde Pública e Qualidade de Vida: Direito do Cidadão’, o evento estima reunir uma média de 736 conselheiros de saúde de todo o Estado.
Durante dois dias, nos próximos 15 e 16 de dezembro, este público estará reunido na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), onde também será feita a eleição dos três próximos representantes do Estado na Coordenação Nacional da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, no caso será eleito um conselheiro titular e dois suplentes, estes terão um mandato de dois anos.
Por conta deste evento, todos os 184 Conselhos Municipais de Saúde (CMS) do Estado já começaram a se mobilizar em prol de elegerem seus representantes para a VIII Plenária Estadual, cada instituição deverá mandar quatro representantes, sendo dois (2) do segmento usuário, um (1) profissional de saúde e um (1) do segmento gestor/prestador.
Os CMS têm um prazo até o dia 28 de novembro, para enviar a Ata da reunião que indicou os conselheiros a participarem do evento, assim como preencher a ficha de inscrição online por meio do link (http://goo.gl/forms/h5f5Z4Snzv). A ata deve ser enviada para o email cesau@saude.ce.gov.br.
A Coordenação Nacional da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde é composta por dois representantes por Estado (um titular e um suplente), com o objetivo de garantir a participação integral de todos os Estados.
As Plenárias de Conselhos de Saúde foram criadas por deliberação do 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador (BA). Seu objetivo principal é promover a relação dos Conselhos de Saúde com a esfera nacional na perspectiva de fortalecer a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS).