Saúde do Homem
17 de novembro de 2014 - 17:51
Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata e, em virtude disto, diversas ações de diagnóstico e prevenção desta patologia são executadas mundialmente. Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o câncer de próstata é a primeira causa de morte por câncer em homens no Estado, e já existe uma estimativa de 2.240 novos casos para 2014, sendo 540 somente na Capital.
São cerca de 52 novos casos por 100 mil habitantes. Nos últimos três anos, aproximadamente, 1.819 pessoas morreram acometidas por esta doença no Ceará. Um dos motivos para dados tão alarmantes é o fato do homem se negar a procurar o serviço de saúde para realizar sua prevenção.
As políticas voltadas para a saúde do homem necessitam ser mais amplamente divulgadas e implementadas, o ano todo, pois esta doença não tem sazonalidade.
Os conselhos de saúde devem cobrar a criação de centros especializados para esta finalidade, com profissionais capacitados e recursos diagnósticos de boa qualidade, acessíveis à população.
Também devem ser cobrados recursos necessários ao tratamento dos já acometidos, como procedimentos cirúrgicos, reabilitação, rádio e quimioterapia, bem como cuidados paliativos de alívio de dor e prevenção de escaras para os mais gravemente acometidos.
Todos os homens, a partir dos 45 anos, devem realizar toque retal e PSA, mesmo que não apresentem sintomas clínicos. Em caso de alteração nestes exames, deverá ser realizada a investigação com ultrassonografia de próstata e biópsia.
Fernando Carvalho
Médico e Conselheiro Estadual de Saúde