Cesau e DataSUS promovem curso de informática para conselheiros de saúde
29 de outubro de 2014 - 15:10
O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) em parceria com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) irá promover , por meio do Programa de Inclusão Digital (PID) , a capacitação em informática básica dos conselheiros de saúde do estado.
Com o objetivo de democratizar as informações sobre saúde,assim como fortalecer o exercício do controle social, serão disponibilizadas três turmas no mês de novembro. Os conselheiros irão ver tanto os conceitos , história e evolução dos computadores, como noções de uso e aplicação de editores de texto, segurança da informação, rede computacional, internet e sincronização.
O conteúdo programático do curso aborda também as ferramentas referente a editoração e programas gráficos, planilhas eletrônicas, redes sociais, programação em nuvem e ferramentas online do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com carga horária de 40 horas, as aulas estão programadas para terem início no dia 4 de novembro. As turmas serão disponibilizadas em três dias da semana, são eles: terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. Cada grupo terá um dia de aula por semana, sendo um dia fixo.
Com relação as inscrições, estas podem ser feita por meio do link: http://goo.gl/oDN3Bz , onde cada interessado em participar do curso deverá preencher o formulário e assim garantir sua vaga. O número de participantes que garante o máximo aproveitamento do conteúdo é de 12 conselheiros por turma. As aulas ocorrerão das 8 horas às 17 horas, no laboratório de informática do DATASUS-CE, localizado na Rua do Rosário, nº 283, 8º andar, sala 802, Centro.
Na primeira semana de dezembro não haverá aula por motivo de indisponibilidade do laboratório de informática. A quinta e última aula do curso será ministrada na segunda semana de dezembro, oportunidade em que ocorrerá a entrega dos certificados.
O Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde, elaborado e acompanhado pelo Conselho Nacional de Saúde tem como meta fortalecer o controle social, contribuindo para que os conselheiros de saúde tenham acesso à comunicação digital, obtendo informações em saúde, indispensáveis ao exercício de suas atividades e aperfeiçoando a comunicação entre os conselhos e a sociedade.