Política Nacional de Assistência Farmacêutica será discutida no CE

22 de outubro de 2014 - 13:35

Fortaleza sediará nos próximos dias 31 de outubro e 1 de novembro a décima oficina estadual  para discutir os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF). Durante o encontro será feito um  balanço da PNAF, e , a partir da realidade atual e das necessidades do País,   serão apontados os desafios para se  avançar no desenvolvimento desta política. 

 

Com um total de 200 vagas, o encontro é gratuito, e será realizado no Ponta Mar Hotel, localizado na Avenida Beira Mar, nº 2200. As inscrições podem ser feitas no locai ou por meio do link: http://bit.ly/1otKEDG.  

 

A Oficina Estadual do Ceará é uma realização da Escola Nacional dos Farmacêuticos e  da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), e conta com o apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE). Segundo o presidente do Cesau-CE, João Marques de Farias, o momento configura-se como de extrema importância, pois proporcionará   o debate com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

“Conversar com os usuários e saber como estas políticas estão chegando na ponta, se estão recebendo os medicamentos necessários , e se há uma atenção farmacêutica adequada na saúde pública, especialmente na atenção primária , é de fundamental importância para o conjunto da população”, avalia João Marques. 

Para esta avaliação estão inseridas, dentro da programação do evento, a realização de mesas, painéis e grupos de trabalho (GT) com a participação de gestores , usuários, entidades farmacêuticas, além do controle social. Ao todo serão organizados cinco GTs, com as seguintes temáticas:

 

1 – Universalidade do acesso à saúde e aos medicamentos: público e privado, integralidade de atenção, acesso a terapias integrativas e serviços farmacêuticos.

2 – Recursos Humanos no SUS: formação em graduação e pós-graduação, relações academia-serviços; valorização do trabalhador.

3 – Financiamento da assistência farmacêutica: regulação e monitoramento do mercado farmacêutico, adequação orçamentária para as ações da assistência farmacêutica.

4 – Gestão da assistência farmacêutica:  descentralização e superação da fragmentação das ações, aplicação dos recursos, pactuações, redes e regionalização.

5 – Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Complexo médico-industrial da saúde e seus impactos sobre a política de saúde; modernização e ampliação da capacidade produtiva de medicamentos; pesquisa, desenvolvimento e soberania nacional.

 

Na sexta-feira, 31,  a programação iniciará às 9 horas, com  término previsto para  às 18 horas. Já no sábado, 1, as atividades têm início no mesmo horário do primeiro dia, e devem ir até às 14 horas. 

 

As oficinas sobre os 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica: avanços e desafios” acontecerão nas cinco regiões do país. Todo o material produzido nos encontros será distribuído para os Conselhos de Saúde e Entidades Farmacêuticas e Públicas como forma de subsidiar o fortalecimento da área e impulsionar o debate do tema na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Um total de 15 cidades  estão na rota das oficinas , são elas:  São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Rio Branco, Aracaju, Salvador, São Luiz, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, João Pessoa, Manaus e Fortaleza.