Reunião do Pleno é marcada pelo debate sobre HIV

22 de setembro de 2014 - 16:52

A 400ª Reunião Extraordinária do Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) foi precedida de um ato público do Fórum do Movimento Social de Luta Contra a Aids do Estado. Logo às 8 horas desta segunda-feira, integrantes da causa reivindicaram em frente a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pontos fundamentais para a assistência de qualidade no  Sistema Único de Saúde (SUS). 
As questões em pauta pelo Fórum foram levadas a debate  na reunião do Pleno, e dentre elas figuram a questão do Passe Livre na Capital, a reforma do Hospital São José e  a contratação de dentistas para o ambulatório de odontologia da unidade de saúde, além da instalação de  um tomógrafo. 

O secretário-executivo da Sesa, Acilon Gonçalves, esteve presente ao debate, e estipulou prazos para atender as reivindicações da categoria.  Para a instalação do tomógrafo e funcionamento deste, ele garantiu a data de 30 de novembro. Já a reforma do Hospital São José (HSJ), “dificilmente sairá até o fim do ano (ambulatório e almoxarifado)”, disse o secretário-executivo da Sesa. 

Porém, se comprometeu com a categoria de, até sexta-feira, 26, lançar o edital de chamamento para seleção simplificada, onde constam duas vagas para odontólogos, a serem alocados no HSJ. 

Sobre a garantia do Passe Livre em Fortaleza, os integrantes do Fórum ficaram de fazer, até sexta-feira, 26, um levantamento das Leis, onde a gratuidade no transporte público já é uma realidade, e assim elaborar o critério de seleção deste benefício para a população que convive com HIV/Aids no Ceará.

Ainda sobre a gratuidade no transporte público, o secretário executivo da Sesa,  se comprometeu em levar até a próxima terça-feira, 30,  a pauta para negociação com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
“Vamos pleitear esta gratuidade, para que, pelo menos  mil pessoas, fiquem com este passe livre até o dia 31 de dezembro”, garantiu. 

Aprovação de pareceres

Ao todo foram aprovados cinco pareceres das câmaras técnicas de Orçamento e finanças  (CTOF) e  da Gestão do trabalho e da educação em saúde (CTGTES).  Dentre eles,  o Pleno aprovou a criação do Grupo de Trabalho (GT) para avaliar o Hospital Geral de Fortaleza (HGF),  que tem por objetivo resgatar as informações sobre as denúncias, manifestações e relatos registrados nas ATAS das reuniões do Cesau-CE sobre o HGF.