Nota de Apoio as pessoas que vivem com HIV/AIDS no Ceará

9 de setembro de 2014 - 15:21

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) vem a público prestar apoio e solidariedade a comunidade HIV/AIDS do Estado, que há quatro meses sofre com a falta de cestas básicas na Central de Segurança Alimentar tanto de Fortaleza quanto do Estado. E lutam pela efetivação da gratuidade no transporte público coletivo da Capital, prometido pelo prefeito Roberto Cláudio , em 26 de dezembro de 2013.

Há 90 dias, essas questões vêm sendo colocadas tanto nas reuniões do Pleno do Cesau-CE quanto diretamente ao governo municipal e estadual. Este Conselho, por diversas vezes solicitou a presença dos gestores da saúde, afim de prestarem esclarecimentos sobre a situação, porém, estes não se fizeram presentes.

A reiterada ausência dos representantes da gestão estadual e municipal nos espaços de deliberação da política, mais do que um instrumento de desqualificação desses espaços, demostra a clara desidea com os rumos da política pública de saúde da população cearense. E, sobretudo, com as pessoas que convivem com a HIV/AIDS e doenças infecto-contagiosas.

Por fim, é de extrema importância a reforma do Hospital São José, que recebe 60% da demanda HIV/AIDS do Estado, e que hoje não está marcando consultas odontológicas, devido a falta de profissionais. Fora esta questão, o conselho cobra respostas acerca da não realização de cirurgias de Lipodistrofia em pacientes com HIV.

Dessa forma, ao mesmo tempo que o Conselho reitera o irrestrito apoio a população que vive com HIV /AIDS no Estado, também manifesta que ficará atento a efetivação do acesso aos serviços de saúde por parte desta população. Cercear este acesso causa preocupação a esta entidade, uma vez que prejudica as ações e serviços de saúde destinados a sociedade.

 

Fortaleza, 8 de setembro de 2014

Pleno do Conselho Estadual de Saúde do Ceará