Conselheira Estadual de Saúde debate em Pernambuco sobre a experiência do CE na Saúde do Trabalhador

29 de abril de 2014 - 00:00

No Ceará, nove conferências regionais estão programadas, estas são um preparatório para a estadual que ocorrerá em Junho. Durante estes eventos, o compartilhamento de experiências sobre a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é um dos meios de crescimento para sua real efetivação.

A exemplo, nos dias 29 e 30 de abril, ocorre o Seminário Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, em Paulista (PE), e uma das palestrantes é a conselheira estadual de saúde do Ceará, Iranyr Maria Soares. Ela participará do debate sobre a experiência do Ceará na implementação da saúde do trabalhador.

“O Ceará ainda está engatinhando na implementação desta saúde, mas já temos o começo de uma rede montada com a implementação de sete Cerest, fora o estadual. Além de termos avançado, apesar das dificuldades orçamentarias e estruturais, com a implementação do primeiro Cerest Rural. A troca de como foi implementar isso e conversar sobre a experiência deles é muito enriquecedora”, avalia Iranyr. 

A conselheira frisa a atenção a saúde do trabalhador como uma das prioridades nas políticas de saúde. “Essa atenção é  tão importante quanto o ar que respiramos, pois não se faz saúde sem trabalhador”.

Este ano diversas conferências e seminários da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora devem acontecer no Brasil, isso em virtude deste ser o ano da Conferência Nacional  da  Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que não ocorria há 10 anos.

Assessoria de Comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU)
Thays Lavor (85) 3101 5210/ 5211