“Cesau é o coletivo mais importante para transformar intenções em gestos”
14 de outubro de 2013 - 00:00
“O Conselho é o coletivo mais importante e qualificado para transformar intenções em gestos”, disse Ciro Gomes, nesta segunda-feira, 14, na primeira reunião dele como secretário da saúde do Estado no Conselho Estadual de Saúde (Cesau), já informando que “vou ser rotina no Conselho”. O presidente do Cesau, João Marques, deu as boas vindas e afirmou que “é preciso continuar construindo a parceria na melhoria da qualidade da saúde e vida da população do Ceará”.
O secretário destacou que “o governo do Estado que mais investe em saúde no Brasil é o do Ceará, com a construção da mais completa rede de assistência, mas a percepção sobre saúde não é boa porque falta um nexo dialético que se comprometa com a alma da população”. Ele frisou sua principal clareza na gestão da saúde do Estado: “minha atenção é focar na melhoria do atendimento aos usuários em todos os níveis e dimensões. A atenção básica é a coisa mais importante. Para reforçar financiamento e promover transferências de recursos os municípios precisam participar dos consórcios públicos de saúde, além de apresentarem cobertura satisfatória do PSF”.
Ciro Gomes falou aos conselheiros, que são representantes de usuários, gestão e profissionais, da importância da transformação da apatia em cobranças, críticas e sugestões. “Não aprendi fazer milagres, mas se tem uma missão, honrada pelo governador Cid Gomes, que na minha vida estou comprometido e sensibilizado em seguir em frente na melhoria da saúde da população que precisa dos serviços públicos é a de secretário da saúde do nosso Estado”. Ele ressaltou o fim de internações em corredores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), com sustentação para não recrudescer depois, uma das suas primeiras ações à frente da Sesa. O prazo que o secretário estipulou para o fim do chamado “piscinão” foi de 90 dias. Ainda faltam 60 dias e o número de pacientes já foi reduzido em dois terços em relação a quantidade de 100 pacientes que havia há um mês.
Já na primeira reunião com o secretário os conselheiros falaram, entre outros assuntos, em concurso público, em Plano de Cargos e Salários, em avanços da atenção básica e valorização dos Agentes Comunitários de Saúde, em abertura de policlínicas e CEOs regionais. “Vamos inaugurar uma unidade – policlínica, UPA ou CEO a cada semana. A partir de novembro vamos inaugurar duas por semana”, disse o secretário. Além das 10 policlínicas regionais que o governo do Estado construiu e já atendem à população, há mais 10 com as instalações concluídas e com os equipamentos sendo instalados para inaugurações e ainda outras duas em construção. De 19 Centros de Especialidades Odontológicas regionais 15 foram entregues, três estão com as obras prontas e sendo equipadas para inaugurações. Em relação as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), oito estão assistindo a população em casos de urgência e emergência de domingo a domingo (cinco na capital e três na Região Metropolitana) e 10 estão em fase de conclusão para serem abertas à população.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara