Nova Mesa Diretora do Cesau é empossada

3 de abril de 2013 - 00:00

Tomou posse na última quarta-feira, 2 de abril, a nova Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau). Os novos integrantes foram eleitos e empossados durante reunião extraordinária e cumprirão mandato de dois anos, ou seja, no biênio 2014-2016. Compõem a nova mesa os seguintes conselheiros: João Marques de Farias (Presidente), Marlúcia Ramos (Vice-presidência), Acilon Gonçalves (Secretaria-geral) e Maria Lucilene Martins Santos (Secretaria-adjunta).

Dentre os desafios e prioridades, o novo presidente destacou o processo de Interiorização do Cesau, o fortalecimento do movimento Saúde +10, criação do Conselho Itinerante e a construção das Conferências de Saúde, tanto a estadual quanto a nacional de 2015.

“Além disso, precisamos fazer com que o debate ultrapasse as paredes do Conselho e chegue até a sociedade civil organizada. Esse debate deve se dar via centrais sindicais, movimentos sociais, entidades de usuários, patologias, entre outros”, frisou Marques.

Em seus 25 anos de existência, é a primeira vez que a mesa diretora do Cesau tem duas mulheres em sua composição. A vice-presidente Marlúcia Ramos destacou o fato como um grande avanço, tanto para a entidade quanto para a sociedade civil. “Principalmente porque uma destas mulheres representa a categoria indígena, uma das populações historicamente discriminadas do acesso a saúde”.

Durante a posse, o secretário geral da Mesa Diretora, Acilon Gonçalves, garantiu o empenho para se fazer cumprir as deliberações do Cesau. “Como gestor e membro da mesa buscarei executar com mais agilidade as determinações do Plenário e agir como como um gestor respeitador das ações do controle social”, garantiu. Acilon Gonçalves, também é secretário executivo da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e representa o segmento de gestor dentro do Cesau.

As conferências de saúde também foram pontos importantes para a nova mesa, tendo em vista que é durante estes eventos que são redefinidas as políticas de saúde do País. “A partir da construção de uma agenda ativa de debates, poderemos discutir pontos como a violência, que interfere no quadro da saúde. Além das políticas de equidade as minorias, entre outros pontos inerentes a saúde da população”, disse o presidente da Mesa Diretora.

Durante a reunião extraordinária foi criada uma comissão provisória. Esta ficou encarregada de elaborar um documento sobre as questões relacionadas a paridade dos conselhos municipais. A comissão provisória foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes. Após elaborado, o texto será apresentado ao Plenário para apreciação e deliberação.

Assessoria de Comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU)
Thays Lavor (85) 3101 5210/ 5211