Delegação cearense participa da 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

26 de agosto de 2025 - 14:41 #

Assessoria de Comunicação do Cesau/CE

Foto: divulgação CNS

O Ceará marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), realizada de 18 a 21 de agosto de 2025, em Brasília. A delegação cearense contou com 56 representantes, que levaram à etapa nacional as propostas construídas nas conferências municipais, regionais e na estadual, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE) no último mês de julho.

Promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a conferência teve como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e reuniu 2.486 participantes, sendo 1.559 delegados e delegadas eleitos nas etapas preparatórias. No total, foram aprovadas 134 diretrizes, 520 propostas e 114 moções que vão subsidiar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).

Foto da delegação cearense

Segundo o coordenador da delegação do Ceará, Leo Girão, o desempenho da delegação cearense foi positivo. “Confesso que fiquei feliz e surpreso com os delegados e delegadas, porque foi uma participação maciça. Tivemos aprovação de 100% das propostas em plenária e um número elevado de moções apresentadas do Estado do Ceará. A participação foi muito boa, com novos rostos e renovação do controle social. Tivemos também 14 delegados e delegadas que compõem o Conselho Estadual de Saúde do Ceará. Como chefe de delegação, gostaria de destacar que, historicamente, nunca tínhamos tido uma prestação de contas em dia ao término da conferência, e desta vez realizamos um trabalho bem desenvolvido”, destacou. 

Ato político

A programação da 5ª CNSTT incluiu um ato político, em 20 de agosto, em frente ao Museu da República, em Brasília, pela saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano. A delegação cearense participou da mobilização em defesa do SUS, do trabalho digno e contra a precarização.

Foto: divulgação CNS

Mais informações sobre a 5ª CNSTT podem ser encontradas no site do Conselho Nacional de Saúde.