5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora reúne propostas e define pessoas delegadas para etapa nacional
17 de junho de 2025 - 08:50 #5ªCESTT #Cesau/CE #conferência
Fotos: Mário Cabral e Tuanny Feijó
A 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CESTT) foi aberta na noite de 10 de junho, em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro reuniu representantes de diversos segmentos para discutir os desafios e os avanços na promoção da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras no estado. Com o “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
A mesa de abertura contou com a presença da secretária da Saúde do Ceará e presidenta da 5ª CESTT, Tânia Mara Coelho; do presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau/CE) e coordenador-geral da 5ª CESTT, Adriano Duarte; da secretária executiva do Cesau/CE, Goretti Araújo; do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Pedro Alves; do presidente da Comissão de Saúde e Direito do Médico da OAB Ceará, Ricardo Madeiro; da procuradora de Justiça, Isabel Porto; e da diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde, Suzyane Cortês Barcelos.

Presidente do Cesau/CE, Adriano Duarte.
“Promover um debate sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora sob a perspectiva dos direitos humanos é, antes de tudo, reconhecer que cuidar da saúde é promover bem-estar e qualidade de vida, equidade e justiça social. A conferência nos convida a refletir sobre diversos temas relevantes: a construção da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as transformações nas relações de trabalho; a saúde dos servidores públicos; a exploração laboral e a resistência dos trabalhadores; além da participação popular nas políticas voltadas a esse público”, afirmou Tânia Mara Coelho.
A palestra magna foi conduzida pelo pesquisador e engenheiro agrônomo Beto Novaes, que apresentou uma reflexão sobre os desafios e as perspectivas da saúde do trabalhador no cenário atual. Durante a cerimônia, também foi entregue a Comenda Chico Passeata de Mobilização Social, que homenageia personalidades cujo trabalho e compromisso promovem transformações nos determinantes sociais, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população cearense.
O segundo dia do evento, 11 de junho, foi dedicado aos debates e à construção de propostas nos três eixos temáticos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas Relações de Trabalho e seus Impactos na Saúde; e Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o Fortalecimento do Controle Social.
Delegação cearense
O encerramento da conferência ocorreu no dia 12 de junho, com a plenária final para apreciação e aprovação das propostas construídas ao longo dos debates, que envolveram também as etapas municipais realizadas em 92 municípios. Na ocasião, foram eleitas e homologadas as 56 pessoas delegadas que representarão o Ceará na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá em Brasília, de 18 a 21 de agosto.