Reunião promovida pelo Cesau/CE discute falta de infectologista no atendimento a pacientes com HIV no HGF

9 de janeiro de 2025 - 13:50

No último dia 3 de janeiro, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária Conjunta da Comissão Intersetorial da Pessoa com Deficiência e Patologias (CIPDP) e da Câmara Técnica de Vigilância em Saúde (CTVS) do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE). A pauta principal trouxe a situação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) HIV/AIDS no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), após uma denúncia sobre a interrupção no atendimento a pacientes vivendo com HIV/Aids (PVHA).

O encontro contou com a presença da direção do HGF, do Secretário Executivo de Vigilância em Saúde (Sevig), Dr. Antônio Silva Lima Neto, de representantes de usuários do SAE/HGF e do coordenador da Rede de Pessoas Vivendo com HIV (RNP Ceará), Vando Oliveira.

Segundo a denúncia feita pela RNP Ceará, o SAE do HGF está sem médico infectologista desde julho de 2024, o que resultou na descontinuidade do tratamento para usuários do serviço. Durante a reunião, representantes do hospital apresentaram informações sobre a atual situação do ambulatório e se comprometeram a retomar o atendimento regular nas próximas semanas, buscando atender de maneira mais ágil as demandas dos pacientes.

Como encaminhamento, ficou agendada uma visita técnica ao HGF no dia 23 de janeiro para avaliação in loco da situação. Além disso, a comissão propôs um monitoramento contínuo dos serviços prestados pelo hospital, com o objetivo de garantir a regularidade e a qualidade do atendimento.