Delegação cearense participa da 4ª CNGTES
17 de dezembro de 2024 - 11:19
Assessoria de Comunicação do Cesau/CE
A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), realizada em Brasília, de 10 a 13 de dezembro de 2024, contou com a expressiva participação da delegação cearense, composta por 54 delegados. Os representantes levaram as propostas escolhidas na conferência estadual, promovida nos dias 20, 21 e 22 de agosto.
“Estamos aqui, imbuídos de um só propósito: fortalecer o sistema de saúde, onde a população possa ter mais acesso, onde a assistência chegue às pessoas com mais rapidez e onde os profissionais de saúde sejam mais capacitados. Defendemos mais educação permanente, mais formação para os profissionais e um salário digno. É essa a nossa defesa aqui nesta conferência, e vamos construir um SUS cada vez mais forte, assim como uma carreira no SUS que também seja cada vez mais fortalecida”, afirma o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, Adriano Duarte.
Com o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 4ª CNGTES recebeu 2.391 participantes, sendo 1.575 delegados que vieram de seus territórios para defender o fortalecimento da democracia participativa e a valorização dos trabalhadores da saúde como fundamentais para consolidar o sistema como um instrumento de justiça social. Foram aprovadas propostas, diretrizes e moções voltadas à democracia, ao trabalho e à educação na saúde para o desenvolvimento.
Conselhos de Saúde do Nordeste
Ainda na programação da 4ª CNGTES, o presidente do Cesau/CE, Adriano Duarte, e a vice-presidenta, Ana Paula Silveira, participaram, na quinta-feira, 12 de dezembro, de um debate com presidentes e representantes de conselhos estaduais do Nordeste. Com o tema “Participação Social e Gestão Eficiente: Boas Práticas e Casos de Sucesso dos Conselhos de Saúde do Nordeste”, a iniciativa foi realizada pelo Conselho Estadual de Saúde da Bahia, no stand da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).