lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Encontro Estadual discute a Diversidade com foco na Saúde
Qua, 15 de Fevereiro de 2023 12:37

encontro cdsus 1

Durante todo o dia dessa terça-feira, 14 de fevereiro, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), por meio de sua Comissão Intersetorial da Diversidade dos Sujeitos do SUS (CDSUS) reuniu representante de entidades, estudantes, profissionais, representantes do poder público, além de conselheiros e conselheiras estaduais para discutir a Diversidade dos Sujeitos dos SUS com foco na Saúde.

O Encontro Estadual da Diversidade dos Sujeitos do SUS, com o tema central “Saúde inclusiva como direito humano, social e constitucional”, abordou temas como, Saúde Inclusiva como Direito de Todes; A importância da conquista do Ministério dos Povos Originários; Saúde Inclusiva para a população Negra, Quilombola, LGBTQIAPN+, dos Povos Ciganos, Povos de Terreiro, pessoas em situação de rua, População do Campo, Floresta e Águas e pessoas com deficiência.

Segundo a coordenadora da CDSUS, Valéria Mendonça o intuito do encontro é prover debate de inclusão sobre tema da diversidade. “Quando falamos em diversidade, lembramos da comunidade LGBTQIAPN+, no entanto diversidade vai além e desejamos fomentar as discussões sobre esses assuntos. Entendemos que estamos em outro cenário. Um cenário político acolhedor e possamos pensar em avançar nas políticas de saúde inclusiva para todos, todas e todes”, explicou a coordenadora da CDSUS, Valéria Mendonça.

Na abertura do evento, o poeta e cordelista Tião Simpatia que declamou o cordel da Lei Brasileira de Inclusão (LBI)

O evento, contou com a participação da secretária da Diversidade, Mitchele Meira; coordenador do Serviço Ambulatorial Transdisciplinar para Transgênero (Sertrans), Emanuel Moura; Advogada, Martir Silva; coordenadora Nacional de Articulação de Negras Rurais Quilombolas, Cristina Quilombola; o médico e educador popular, Leandro Araújo; a assistente social e representante dos Povos Originários, Lucinha Tremembé; Arquiteto e urbanista e Dofono de Osaguiã do Ilé Asé Omo Ayê Primeira Casa de Candomblé do Crato, Gabriel França; Pedagogo e Babalorixá Edilson de Omolu; A assistente social, Sylvia Sousa; Enfermeira, Sheila Santiago; militante social, artista, educador popular André Foca e representante do Povo Cigano, Eudo da Silva.

Saiba mais

Comissão Intersetorial da Diversidade dos Sujeitos do SUS (CDSUS) tem o papel de inserir a temática de acolhimento que contemple a diversidade e as especificidades da população cearense nas Políticas Públicas Estadual de Saúde e Humanização, tais como: Comunidades do Movimento Negro e Quilombola, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais ou Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexuais, Não-Bináre (LGBTQIAPN+), comunidades de Religiões de Matriz Africana, Ciganos, Comunidades Indígenas, Movimento Estadual da População de Rua, Povos do Campo, da Floresta e das Águas, Adolescentes, Jovens e demais.

Além de promover estudos no sentido de intensificar a intersetorialidade das ações e a transversalidade da atenção à saúde para os diversos sujeitos sociais.

Veja as fotos do evento:

 

encontro cdsus 10

Tião Simpatia

 

encontro cdsus 2

Martir Silva

 

encontro cdsus 3

Mitchele Meira, Valéria Mendonça e Emanuel Moura

 

encontro cdsus 4

Lucinha Tremembé, Cristina Quilombola e Leandro Araújo 

 

encontro cdsus 5

 Gabriel França e Babalorixá Edilson de Omolu

 

encontro cdsus 6

 Sylvia Sousa

 

encontro cdsus 7 

 André Foca

 

encontro cdsus 9

Sheila Santiago

 

encontro cdsus 8

Equipe do Cesau/CE, palestrantes e participantes do Encontro

 

 

Assessoria de Comunicação do Cesau/CE
Hariádina Salveano
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85.3101.5211
Twitter:cesauce
Facebook:conselhoestadualdesaudedoceara
Instagram:@cesauceara
YouTube:Cesau

 

Reunião Virtual

A reunião Virtual com presidentes e secretários executivos apresentou plataformas de monitoramento dos instrumentos de gestão

#FFFFFF

10ª CES

10ª CES foi realizada de 29 a 31 de junho no Centro de Eventos do Ceará

#FFFFFF
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/988858REUNI__O_SEMS_06.23_555.png
http://www.cesau.ce.gov.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/40480610__CES_MATERIA_FINAL_555.png

Calendário

Março 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6